Pular para o conteúdo principal

Parque com equipamentos de ginástica, brinquedos, área de convivência, lixeira, vegetação variada, crianças brincando e adultos praticando diversas atividades.
Foto: Mara Damasceno/PBH

Parque Orlando de Carvalho se destaca pela beleza e interesse da comunidade

criado em - atualizado em
Poderia ser apenas uma área verde da Cidade sem movimento e uso, mas não é. Bem próximo da movimentada avenida Cristiano Machado, no bairro da Graça, o Parque Orlando de Carvalho Silveira (rua Juruá, 860) se destaca pela beleza e interesse da comunidade, que faz excelente uso do lugar.

“O ambiente é familiar, tranquilo, seguro e muito bem cuidado. A paisagem é maravilhosa e o espaço nos proporciona convivência e qualidade de vida”, ressalta Lindamara Dias, 43, mãe de Esther Dias Quintão, 3. Lindamara mora em Ferros, Minas Gerais, mas vem com frequência a Belo Horizonte e faz questão de trazer a filha para brincar no Parque Orlando de Carvalho Silveira.
 
O espaço também faz parte da rotina de Izabella Rodrigues, 26, moradora do bairro Sagrada Família, que frequenta o lugar toda semana, há aproximadamente dois anos. “Para nós moradores, principalmente os que vivem em prédio de apartamentos, os parques de Belo Horizonte são ótima opção de lazer e o Orlando de Carvalho Silveira já se tornou um ponto de encontro para convivência com os meus amigos, passeio com os sobrinhos e os animais de estimação”, disse a jovem.
 
O Parque Orlando de Carvalho Silveira atrai público de todas as idades. Os aparelhos de ginástica são um convite à prática de exercícios físicos, assim como a pista de caminhada. Já os brinquedos constituem a maior atração para as crianças. Também se destaca entre os atrativos a visão panorâmica de mais de 180 graus, que alcança os contornos dos bairros Floresta, Cidade Nova, Silveira e Nova Floresta, região Nordeste, e Sagrada Família, região Leste da Cidade.
 

História e infraestrutura

Também conhecido como Morro do Bolo, o Parque Orlando de Carvalho Silveira foi implantado em 1996, por meio do Programa Parque Preservado. O local ocupa uma área de aproximadamente 26.900 metros quadrados e possui espécies diversificadas como ipê, ingá e caviúna, sendo a maior parte de sua vegetação formada por espécies ornamentais e gramíneas. Na fauna, destacam-se os pardais, gaviões e calangos.
 
Equipado com brinquedos para as crianças, áreas de convivência com bancos e mesas, equipamentos de ginástica e pista para caminhada, a área verde é mais uma opção de lazer e convívio para os moradores da região. No lugar, os piqueniques são bem frequentes nos fins de semana.
 

Funcionamento

O Parque Orlando de Carvalho Silveira fica aberto todos os dias da semana, das 8h às 18h e a entrada é gratuita. Nele, é permitida a entrada de animais de estimação.
 

16/08/2018. Parque Orlando de Carvalho Silveira mais uma opção de lazer para os maradores dos bairros Silveira e Graça. Fotos: Mara Damacesno/PBH