Pular para o conteúdo principal

Parque com árvores, grama, lago e dezenas de pessoas realizando plantio e caminhando.
Foto: Adão de Souza/PBH

Parque Nossa Senhora da Piedade: um espaço de convivência e lazer

01/11/2018 | 16:06 | atualizado em 01/11/2018 | 16:06
Qualidade de vida, lazer e contato direto com o meio ambiente: estes são alguns dos benefícios que a comunidade dos bairros Aarão Reis, Guarani, São Gonçalo e Providência pode usufruir no Parque Nossa Senhora da Piedade, localizado na região Norte de BH. O parque, criado com enfoque na preservação ambiental e nas necessidades de população local, proporcionou a recuperação e a despoluição do córrego a céu aberto trazendo mais qualidade de vida para os moradores do entorno.

A área de 58 mil metros quadrados é ocupada por uma vegetação diversificada e por equipamentos que promovem gratuitamente a convivência, a prática esportiva e o lazer das pessoas. Uma variedade de plantas e flores decorativas e árvores frutíferas enriquecem a flora do parque, que tem aproximadamente 100 pés de mangas, mais de 20 jabuticabeiras, goiabeiras e moitas de banana, 15 pitangueiras, além de pés de jambo vermelho, abiu, gabiroba, jatobá e graviola. O parque cultiva, ainda, plantas medicinais que ficam disponíveis para os moradores.

Para quem gosta de atividades ao ar livre, o parque oferece academia a céu aberto, quadra poliesportiva e pistas de skate e de cooper. O espaço também conta com brinquedos para as crianças, trilhas ecológicas e um espelho d’água com três quedas, que serve como cenário para a visita de garças e mergulhões, tornando o espaço ainda mais vivo e atraente.

Logo nas primeiras horas da manhã, é possível ver a movimentação de crianças e adultos de todas as idades, utilizando o complexo para atividades físicas como corridas e caminhadas, ou para um piquenique. A implantação do Parque Ecológico Nossa Senhora da Piedade, entre outras vantagens, trouxe mais alegria para a vida de pessoas como Ana Clara de Souza, de 13 anos, que visita o parque semanalmente para desfrutar de seu tempo livre. “Eu adoro vir aqui para passear, ver as árvores, fazer piquenique com meus irmãos. Não existe nenhum lugar parecido com esse por perto. Eu moro aqui do lado e frequento sempre que posso”, ressalta.

O parque, um dos cartões-postais de Belo Horizonte, é utilizado também como equipamento de aprendizagem e se tornou referência para assuntos ambientais na região Norte da capital. O espaço abriga a sede do Centro de Educação Ambiental da Regional Norte (CEA-Norte), onde são realizadas oficinas e atividades de conscientização desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A área também já serviu como campo de pesquisas científicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Como exemplo da utilização do espaço para a aprendizagem, estudantes das escolas municipais Cônsul Antônio Cadar e Hélio Pellegrino, e da Umei Aarão Reis, localizadas nos arredores, frequentam o parque diariamente.

Aberto todos os dias, das 7 às 18 horas, o Parque Nossa Senhora da Piedade fica na rua Rubens de Souza Pimentel, 750, bairro Aarão Reis.
 

01/11/2018. Parque Nossa Senhora da Piedade. Fotos: Adão de Souza/PBH


Últimas Notícias

Mulher empurra cadeira de rodas com criança; ao lado, atrás, casal passeia em avenida; à esquerda, balão inflável com os dizeres: "BH é da Gente". BH é da Gente tem recreações e Papai Noel no domingo, dia 8/12

Papai Noel receberá a criançada para tirar fotos e receber cartas nas unidades Silva Lobo, das 9h às 10h30, e Savassi, das 11h às 12h30.

05/12/2019 | 17:42
Mapa da orla da Lagoa da Pampulha com o trajeto da XXI Volta Internacional da Pampulha Operação de trânsito e transporte para a Volta da Pampulha, neste domingo, 8/12

O percurso da corrida abrangerá a orla da Pampulha. A concentração será na av. Antônio Abrahão Caram com av. Cel. Oscar Paschoal.

03/12/2019 | 15:40