Pular para o conteúdo principal

Parque na região da Pampulha recebe mais um plantio de árvores neste sábado (13)
Foto: Suziane Brugnara

Parque na região da Pampulha recebe mais um plantio de árvores neste sábado

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza mais um plantio comunitário neste sábado (13), no Parque Municipal do Bairro Trevo, na região da Pampulha. Serão inseridas 261 novas mudas como parte do Projeto de Recuperação Ambiental de Nascentes, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e que conta com a parceria da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB). 

A ação, que terá início às 9h, contará com a participação da comunidade local. Dentre as espécies plantadas estão ipê, pau-pombo, ingá, aroeira pimenta, aroeira-salsa, sibipiruna, urucum, cedro, jacarandá, goiaba e pitanga. Durante a semana, foi realizada a preparação do local com limpeza e abertura dos berços. Após o plantio, ocorrerão manutenções periódicas, que incluem a utilização de caminhão-pipa para a irrigação das novas mudas. 

“Ações como essa, realizadas no entorno de nascentes, contribuem para a criação de barreiras que protegem as áreas, evitam erosões e ainda garantem a qualidade da água, um bem tão precioso e necessário. Contamos com a população não apenas no plantio, mas também nos cuidados e conservação dessas novas árvores. Os plantios são extremamente importantes e impactam positivamente em toda a cidade”, explica o secretário interino de Meio Ambiente e presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Gelson Leite. 

Outras parcerias, que contam com a participação da população, estão sendo executadas em toda a cidade. A proposta da PBH é superar a marca de 24 mil mudas de árvores plantadas em 2023, ultrapassando os 30 mil somente neste ano. 

Recuperação de nascentes 

Essa é a segunda ação realizada no Parque Trevo, dentro do Projeto de Recuperação Ambiental de Nascentes, da SMMA. No ano passado, a área já havia recebido 280 mudas que, somadas a esse novo plantio, totalizam 541 novas mudas de árvores. Outros plantios também foram realizados no Parque Enseada das Garças, com a inserção de 417 mudas, e na EMEI Sarandi, que recebeu plantas ornamentais, além da implantação de deck e trilhas, que estão sendo finalizados e com a entrega prevista para maio. Ainda dentro do projeto, serão realizadas outras cinco ações neste ano.