Pular para o conteúdo principal

Parque Municipal recebe a campanha Não Alimente os Animais Silvestres
Ana Carina Roque

Parque Municipal recebe a campanha Não Alimente os Animais Silvestres

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove, neste domingo (16), das 9h às 13h, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, a campanha “Não Alimente os Animais Silvestres”. A atividade tem o objetivo de conscientizar e sensibilizar a comunidade sobre os impactos negativos de fornecer comida aos bichos. A intenção é dialogar diretamente com os visitantes do parque, explicando como essa prática afeta o ecossistema local, além dos riscos de transmissão de doenças tanto para os animais quanto para os seres humanos. A campanha também acontece às sextas-feiras no Parque das Mangabeiras e ocorrerá nos demais parques municipais ao longo deste ano.

Alimentar os animais silvestres, embora pareça uma ação inofensiva, pode trazer sérios prejuízos ao equilíbrio ambiental. Quando os bichos se acostumam a depender da alimentação humana, perdem a capacidade de caçar e procurar por alimentos naturais, o que compromete a sobrevivência deles. Os animais alimentam se de insetos, resinas de plantas, frutos e sementes, facilmente encontrados no ambiente.

Outra consequência desse comportamento afeta o processo de dispersão de sementes de espécies de plantas nativas, um importante papel ecológico desenvolvido por esses animais, que deixa de ocorrer quando eles recebem alimento industrializado fornecido pelos visitantes.

Transmissão de doenças

Alguns vírus comuns aos humanos, podem ser transmitidos pelo toque nos alimentos ofertados e são extremamente letais aos micos e esquilos, como os vírus do herpes e da gripe que, mesmo a pessoa não apresentando sintomas, pode estar no corpo.

Além disso, os animais também podem transmitir zoonoses como a raiva, uma doença grave e fatal, causada por vírus e que pode ser transmitida por qualquer mamífero infectado, seja doméstico (cães e gatos) ou silvestre (como morcegos, gambás, micos). A transmissão ocorre por contato principalmente através de arranhões ou mordidas.

Desafio Mundial da Natureza Urbana

Outro tema que faz parte da ação de educação ambiental que acontecerá no Parque Municipal é o Desafio Mundial da Natureza Urbana. De 25 a 28 de abril, Belo Horizonte vai receber uma ação que ocorre em mais de 650 cidades em todo o mundo e onde cientistas e cidadãos registram a biodiversidade das áreas verdes através do aplicativo gratuito iNaturalist. Trata-se de uma competição amigável de Ciência Cidadã.

A iniciativa, liderada pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, tem como objetivo despertar o olhar para as espécies que os parques municipais protegem. A divulgação do desafio vai começar na ação deste domingo (16), no Parque Municipal, ensinando os participantes a postarem fotos da biodiversidade utilizando o iNaturalist. Por meio das imagens, os participantes poderão ajudar a registrar a fauna e a flora locais, fornecendo informações valiosas para a pesquisa científica.