Pular para o conteúdo principal

Vista da Praça Rui Barbosa com a da Estação ao fundo
Foto: Divulgação PBH

Parque Municipal e Praças da Estação e Rui Barbosa ganham iluminação especial

criado em - atualizado em

Três importantes áreas de lazer de Belo Horizonte ficarão ainda mais bonitas e agradáveis nos próximos meses. O Parque Municipal, a Praça da Estação, o Museu de Artes e Ofícios e a Praça Rui Barbosa, na Região Central, receberão um projeto luminotécnico especial para valorizar sua importância e ampliar a sensação de segurança para a população. A iniciativa está inserida na terceira e última etapa do programa “Iluminação de Destaque”, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHIP, concessionária responsável pela iluminação pública da capital, e já está em andamento. A conclusão da reformulação nos locais está prevista para fevereiro de 2021.

 

Entre as ações gerais, estão a instalação de novos postes, respeitando a geometria de cada lugar, substituição de luminárias atuais por modelos decorativos de com tecnologia LED, além de instalação de projetores e luminárias diferenciadas nos monumentos e nas fontes. Circuitos e postes passarão por aterramento, e todos os eletrodutos e cabeamento serão trocados por outros novos.

 

Os quatro pontos ganharão atenção individualizada para suas particularidades. "Estudamos cada caso para desenvolver uma iluminação harmônica e que realçasse os patrimônios de BH. Também serão feitas adaptações para evitar eventuais tentativas de vandalismo”, destaca o presidente da BHIP, Marcelo Bruzzi.

 

O projeto “Iluminação de Destaque” foi dividido em três fases. A primeira contemplou a reestruturação completa da iluminação da Praça da Liberdade e seu entorno, da Praça Duque de Caxias (Santa Tereza), da Praça do Papa e do Mirante das Mangabeiras, e foi entregue no final de outubro de 2018. O segundo passo envolveu a renovação luminotécnica do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, principal cartão-postal da capital.

 

Entre as várias intervenções, no Parque Municipal haverá a instalação de 76 novos postes para melhoria da Iluminação no entorno das duas lagoas, área de convivência, áreas de caminhamento da ronda noturna, alamedas principais, jardins e próximo ao Orquidário. Na Praça da Estação, serão substituídos todos os projetores das 12 torres da Esplanada de Eventos.

 

 

Canais de atendimento

Todos os serviços da BHIP podem ser acionados, gratuitamente, pelo atendimento telefônico 0800-941-6789. Também estão disponíveis o site e o aplicativo BHIP para smartphones e tablets.