Pular para o conteúdo principal

Caminho de pedras em meio à vegetação do parque
Foto: Divulgação/PBH

Parque Mata das Borboletas: um refúgio verde no bairro Sion

criado em - atualizado em
O Mata das Borboletas, localizado na rua Assunção, 650, bairro Sion, região Centro-Sul, é um dos parques mais charmosos de Belo Horizonte. Mesmo com uma área pequena, ele se destaca em meio a vários prédios que o cercam e se configura como um pequeno oásis em pleno território urbano. 

Implantado em 1995, o Parque Mata das Borboletas possui cerca de 35.500 m², sendo que a vegetação ocupa mais de 80% de sua área total. A proximidade com a região da Serra do Curral explica a predominância de espécies arbóreas típicas do cerrado em sua flora. Entre elas estão ingá, pau-d’óleo, cambratá, sucupira, cedro, aroeira, ipê, bambu de listra, entre outras. 

Além disso, o espaço apresenta formações de campo cerrado, mata ciliar e campo hidromórfico (relativo a um solo que, em condições naturais, se encontra saturado por água, ou excesso de umidade, permanentemente ou em determinado período do ano).  Na fauna, destacam-se micos, beija-flores, cágados e, claro, borboletas, que por sua variedade e expressiva quantidade no local, deram nome ao Parque.

Sua área é quase totalmente permeável, permitindo que as águas da chuva sejam absorvidas pelo solo, por isso, funciona como importante recurso de recarga do lençol freático. O local também é fonte de alimento e abrigo para a fauna silvestre e possui duas nascentes que abastecem a Bacia do Córrego Acaba-Mundo. No Mata das Borboletas há, ainda, um pequeno lago artificial que tem seu nível de água alterado de acordo com o período de chuva. 
 

Oásis urbano 

Mais um refúgio na cidade para aquelas pessoas que procuram tranquilidade em um ambiente refrescante, o parque oferece uma pequena trilha ecológica em meio à mata, espaço para caminhadas, equipamentos de ginástica, brinquedos e área com mesas para jogos e locais de contemplação. 

Flávia Martins, estudante, conta que a localização do Parque a ajudou a escolher o local onde morar, já que foi aprovada em uma universidade na mesma região. “Para quem vem do interior, acostumado a ter sempre um pedacinho de natureza por perto, é muito bom ter a oportunidade de morar próximo a um parque como esse, onde a gente sente até a temperatura mais amena do que no resto da cidade. A gente torce para que todos valorizem e ajudem a preservá-lo”, considera.  

O Parque está aberto ao público de terça a domingo, das 8h às 18h. A entrada é gratuita.
 

11/10/2018. BH em Cantos - Parque Mata das Borboletas. Fotos: Arquivo/FPMZB