Pular para o conteúdo principal

Parque Marcos Mazzoni é reaberto com mais acessibilidade e novos atrativos
Foto: Suziane Brugnara

Parque Marcos Mazzoni é reaberto com mais acessibilidade e novos atrativos

criado em - atualizado em

O Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni, localizado na região Nordeste da capital, será reaberto ao público nesta terça-feira (7). A área, muito utilizada pela população para piqueniques, lazer, atividades físicas e diversão das crianças, passou por uma extensa revitalização que garantirá mais segurança e acessibilidade. Dentre as novidades, está a ampliação do número de brinquedos, incluindo um balanço acessível; a instalação de sinalização tátil com mapas táteis; e a reforma dos sanitários com adequação à acessibilidade.

 

O projeto de reforma foi todo desenvolvido visando à integração eficiente dos espaços com a inclusão de equipamentos acessíveis para os diferentes públicos. As áreas de brinquedos, descanso e anfiteatro foram setorizadas e alocadas para a organização dos usos, além de integradas a nova circulação que contemplou rotas acessíveis. As sinalizações na entrada do parque têm como proposta orientar os visitantes na compreensão das normas de uso e o mapa tátil possui indicações dos espaços e equipamentos em braile. Dessa forma, as pessoas com deficiência visual ou de baixa visão, ao chegarem no parque, conseguem fazer a leitura da rota acessível e identificar a localização dos equipamentos disponíveis, podendo realizar um deslocamento com autonomia, conforto e segurança, pilares da acessibilidade.

 

Ainda dentre as intervenções, foi realizada a execução de novos pisos em diferentes pontos, inclusive na área de brinquedos. Os sanitários foram reformados, os equipamentos de alongamento ampliados e instalados novos mobiliários urbanos como bancos, mesas de jogos e bebedouros, todos de acordo com as normas de acessibilidade.

 

Brinquedos mais seguros e acessíveis

 

Uma das áreas mais visitadas do parque, a dos brinquedos, precisou ser transferida para outro espaço. Isso foi necessário para atender a norma de acessibilidade (NBR9050) e a de playground (NBR16071), trazendo mais segurança para as crianças, pais e responsáveis. Dentre as exigências previstas, está a disponibilização de áreas de segurança no entorno dos brinquedos com distâncias adequadas e específicas, o que não era possível ser feito no local anterior. A mudança também possibilitou a instalação de novos brinquedos, incluindo um balanço acessível.

 

A setorização das áreas do parque proporcionou, ainda, a ampliação da área de jardins com a incorporação das árvores e plantio de plantas ornamentais, criando uma nova composição paisagística ao parque. Isso reforça a sua integração e prestação de serviços ambientais em conjunto com outras áreas protegidas da região, como os parques municipais da Matinha, Linear da José Cândido e Orlando de Carvalho Silveira; e o Horto Florestal da UFMG.

 

O parque Marcos Mazzoni (rua Dep. Bernardino Sena Figueiredo, 1.022, Cidade Nova) funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 18h.