Pular para o conteúdo principal

Parque Baleares, com árvores, plantas, área de convivência, área verde e residências
Foto: Divino Advincula/PBH

Parque linear no bairro Jardim Europa cumpre várias funções ambientais

criado em - atualizado em
Um gavião se alimenta de sua presa. Em outro ponto, um grupo de crianças de uma escola municipal passa em fila, conduzidos por monitores, para realizar um piquenique. Em outro local, jovens conversam e se divertem. O cenário desse teatro da vida real é o parque linear José Lopes dos Reis, conhecido pela comunidade como Parque Baleares. Localizado no bairro Jardim Europa, com entrada pela rua Albânia, 17, porém, o parque conta com diversos acessos para que a população possa cortar caminho dentro do próprio bairro e ter acesso aos bairros Cenáculo, Nova York e Jardim dos Comerciários.
 
O estudante Ruan Gabriel Pereira de 17 anos faz o ensino médio em uma escola, distante alguns quarteirões do parque, e conta que o usa diariamente como corta caminho para chegar a escola. “Passando por dentro do parque eu chego bem rápido. Se tivesse que dar a volta, eu teria que andar mais de 20 minutos”, explica.
 

Exemplo de recuperação ambiental

Implantado em 2008, o parque tem 12 nascentes preservadas em uma área de aproximadamente 15.000m². Essas nascentes formam o Córrego do Baleares, que está na lembrança dos moradores mais antigos como um córrego poluído face ao adensamento populacional sofrido por Venda Nova nas últimas décadas do século passado. Por meio do Programa de Recuperação Ambiental Drenurbs/Nascentes, a Prefeitura de Belo Horizonte desapropriou moradias vizinhas e recuperou o curso d´água. Hoje, o parque oferece à comunidade água limpa e transparente.
 
Lucas Ferreira Cordeiro, 24 anos, é vizinho do parque e tem o hábito de frequentá-lo. Ele se lembra de como era o local antes do trabalho de recuperação feito pela Prefeitura. “Foi a melhor coisa que já aconteceu para o bairro. O parque é um refúgio, um lugar de lazer em Venda Nova. A internet grátis ajuda muito, tem muita gente que vem aqui fazer trabalho de escola, pesquisa de internet, etc”, disse.
 
O parque Baleares é um quintal para os moradores do entorno, com mais de 6 mil árvores. Entre as espécies que compõem a flora do local, estão árvores frutíferas como mangueiras, jabuticabeiras, abacateiros e diversas outras. Esse ambiente preservado recebe a visita constante de pássaros e micos, que vão ao local para se alimentar e levam alegria aos frequentadores. O Parque Baleares dispõe ainda de conjuntos de mesas e bancos em concreto, playground com brinquedos infantis e equipamentos de academia, barras de alongamento e prancha para a realização de atividades físicas.
 

Melhoria na manutenção

Fábio Silveira da Cruz é gerente de Parques Venda Nova e Norte pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB). Segundo ele, servir de passagem como corta caminho também é uma das funções do Parque Baleares que tem ainda várias outras. “Os parques são zonas térmicas e este funciona também como dreno para toda a água de chuva da região de Venda Nova. A rede pluvial capta a água das chuvas nas ruas do entorno e essas passam pelo curso d’água existente dentro do parque até desaguar no Vilarinho”, explicou. Fábio explica que houve uma melhoria nos serviços de manutenção com regularidade na limpeza, capina, varrição e coleta do lixo que a comunidade joga no local. “Toda semana fazemos a coleta manual de lixo e inservíveis que a comunidade joga no parque, na área de convivência e nos outros dois anexos. Tiramos, em média, um caminhão de materiais. A comunidade precisa se conscientizar e proteger esse espaço”, disse.
 
Luís Carlos Vasconcelos é encarregado do parque e conta que a frequência é maior nos fins de semana quando as famílias buscam o local para meditação, piqueniques e contato com a natureza. “Durante a semana, as escolas próximas trazem as crianças para piqueniques e atividades ao ar livre. Toda sexta-feira, acontece visita de Educação Ambiental com alunos da rede municipal, promovida pelo Cevae Serra Verde. Assim, o parque cumpre seu objetivo”, avaliou.
 
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8 às 18 horas.
Localização: rua Albânia, 17, Bairro Europa
Informações: 3277-1814
Entrada gratuita
 

30/08/2018. BH Em Cantos Parque Baleares. Fotos: Janete Ribeiro/PBH