Pular para o conteúdo principal

Parque Ecológico da Pampulha recebe mais um encontro voltado aos idosos
Livia Ansaloni

Parque Ecológico da Pampulha recebe mais um encontro voltado aos idosos

criado em - atualizado em

Música, dança e piquenique ao ar livre marcam mais um encontro voltado aos idosos, no Parque Ecológico da Pampulha, nesta sexta (6). A programação gratuita terá início às 14h e está aberta à participação de instituições de repouso e demais visitantes.

A primeira apresentação será do grupo “Seresta Carlos Prates” e, logo na sequência, a dança folclórica e o grupo de teatro Sementes do Centro de Referência da Pessoa Idosa. Ao final, o público poderá participar de um piquenique, sendo cada instituição e visitante responsável por levar o próprio lanche. Para melhor acolhimento das Casas de Repouso, é necessário a inscrição prévia da instituição por aqui.

As atividades acontecem no Varandão, área coberta e plana, que conta com uma vista privilegiada para o espelho d’água do Parque. O trajeto até o local é composto de pista adaptada de caminhada, facilitando a acessibilidade de cadeirantes. O local tem banheiros adaptados e bebedouros públicos e pode ser acessado por meio dos gramados do Parque. A atividade faz parte da programação do Outubro Prateado – Mês de Valorização da Pessoa Idosa.

Interação, arte e lazer no parque

Esta é a quinta edição do encontro no Parque Ecológico da Pampulha, que tem crescido tanto no número de público quanto no de voluntários para as apresentações culturais. Os participantes são de diferentes áreas e alguns integram os grupos socioculturais do Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI) e da Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa (DPEI) e Subsecretaria de Direitos de Cidadania (SUDC), ambos da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC).

“Esse projeto começou com o objetivo de aproximar o Parque da comunidade do entorno. Como há várias casas de repouso nos bairros próximos, visitamos e conversamos com os responsáveis e identificamos a oportunidade de oferecer uma atividade mensal específica para os idosos, o que é possibilitado pela estrutura física acessível do Parque. Construímos a parceria com a Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa, que tem o conhecimento e projetos específicos para esse grupo e temos tido um resultado muito bonito. É emocionante ver a alegria, a interação, o encantamento dos participantes com o espaço e as atividades propostas. A cada mês, temos mais entidades e pessoas participando, não só de residentes do entorno do Parque”, explica a gerente de Uso Público e Eventos da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Gisele Mafra.

A proposta é trazer para o local idosos residentes em Casas de Repouso e demais interessados para uma tarde de integração com  a cultura, a arte e o lazer, tendo ao fundo as riquezas naturais do Parque. Os idosos que fazem parte dos grupos socioculturais poderão usufruir do Expresso Ambiental, oferecido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para ir até o Parque.

Para o secretário Municipal de Meio Ambiente, Zé Reis, é importante oferecer aos idosos da capital locais onde eles possam usufruir de momentos de lazer e interação social, com temperaturas mais amenas. "É um anseio da população ter uma cidade mais arborizada. É por isso que a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, vem fazendo seu papel, trabalhando incansavelmente para que nossa capital volte a ser a Cidade Jardim”, declarou.

A atividade é uma parceria da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC).

Programação do dia 6 de outubro:

14h - Chegada e recepção dos visitantes;

14h30 - Apresentação do grupo "Seresta Carlos Prates" 

15h - Apresentação de dança folclórica e teatro do Centro de Referência da Pessoa Idosa.

15h25 - Piquenique no varandão (cada visitante/Instituição deverá trazer seu lanche);

16h - Encerramento.

Portarias do parque em funcionamento:

Entrada de pedestres: 

Portaria I (em frente ao Marco Zero)

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 6.061.

Entrada para veículos (previamente autorizados): 

Portaria II (em frente à Toca da Raposa)

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 7.111.