Pular para o conteúdo principal

Parque das Mangabeiras tem Feira da Economia Solidária no Dia das Crianças
Foto:Tiago Penna

Parque das Mangabeiras tem Feira da Economia Solidária no Dia das Crianças

criado em - atualizado em

Os frequentadores do Parque Municipal das Mangabeiras terão acesso a uma programação especial gratuita nesta quarta-feira (12), em celebração ao Dia das Crianças, com shows, brincadeiras e muitas surpresas ao longo de todo o dia. Serão comercializados produtos de vestuário, artesanato, cosméticos, além de alimentos variados, na Feira da Economia Solidária, que contará com a participação de 46 expositores. 

Política pública do Município, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Economia Solidária acontece por meio da produção e comercialização orientados pelos princípios de reciprocidade e coletividade, da valorização dos produtos locais, do preço justo e da sustentabilidade, resguardando o respeito às relações de gênero, raça, etnia, religião, crença e preservação e cuidado com o meio ambiente. 

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2016), a Economia Solidária impacta atualmente aproximadamente 20 mil empreendimentos (cooperativas, grupos de produtores e organizações colaborativas) no Brasil, com cerca de 14 milhões de trabalhadores e uma movimentação que chega a R$12 bilhões por ano.  

Atualmente, há mais de 260 grupos cadastrados com a Prefeitura, que contam com mais de 780 integrantes. Em geral, eles comercializam itens de vestuário, artesanato, cosméticos, além de alimentos variados. O Centro Público de Economia Solidária (CEPES), localizado ao lado da Praça da Estação, é o espaço de referência para reuniões e qualificações. A Economia Solidária já integra a Feira da Afonso Pena e acontece com regularidade no Tribunais de Justiça e no TRE. 

Em setembro deste ano, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica formalizaram a assinatura de um termo de cooperação que prevê a realização da Feira, uma vez ao mês, em diversos parques municipais da cidade.