Pular para o conteúdo principal

Parque das Mangabeiras receberá plantio de mudas em parceria com ONG Alemã
Foto: Divulgação/PBH

Parque das Mangabeiras receberá plantio de mudas em parceria com ONG Alemã

criado em - atualizado em

O Parque das Mangabeiras receberá nesta sexta (11) um plantio do Projeto “Plant for the Planet” que marca o início de uma parceria entre a Prefeitura de BH e a Plant-for-the-Planet. A organização não-governamental Alemã busca promover o protagonismo de crianças e jovens na proteção ambiental e climática em diferentes países. 

A ação, que terá início às 13h30, contará com a participação de 200 crianças e terá acompanhamento dos professores, equipe de Educação Ambiental da Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica, funcionários do parque e facilitadores da ONG em BH. A expectativa é de que sejam plantadas cerca de 100 novas mudas de espécies do Cerrado e da Mata Atlântica, produzidas no Jardim Botânico de BH.  

Inicialmente, integrantes do projeto, acompanhados de técnicos da FPMZB, realizaram visitas ao setor de produção de mudas do Jardim Botânico e promoveram a preparação das equipes envolvidas na ação com apresentação de metodologias e orientações para a execução do projeto. Na sequência, foram iniciados os trabalhos com os alunos envolvendo jogos pedagógicos e discussões sobre fatores causadores das mudanças climáticas e possíveis medidas de mitigação para a crise ambiental. A última etapa será o plantio. 

A proposta, além de contribuir para a arborização do local, é buscar promover a conscientização dessas crianças sobre a importância da preservação ambiental na regulação do clima e o quanto a recuperação de áreas degradadas e criação de novas áreas verdes contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. A partir desse contato maior com o processo, pretende-se formar embaixadores que disseminem a proposta do projeto em BH e em outras cidades do país.