Pular para o conteúdo principal

Parque das Mangabeiras reabre trilha e Lago dos Sonhos
Foto: Divulgação/PBH

Parque das Mangabeiras reabre trilha e Lago dos Sonhos

criado em - atualizado em

Um dos locais mais bonitos e de natureza mais pujante do Parque das Mangabeiras Maurício Campos será reaberto à visitação do público. A chamada Trilha 8, que liga a Cascatinha ao Lago dos Sonhos, estará disponível para quem for ao parque a partir desta terça-feira (12). Fechada por oito anos, a trilha foi totalmente recuperada pela PBH, por meio da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, e está pronta para travessias de ônibus, a pé ou de bicicleta. 

Serão entregues mais 4,8 quilômetros de trilha além do Lago dos Sonhos, que foi totalmente requalificado com novo paisagismo, limpeza do espelho d’água, desassoreamento e construção de área de convivência com bancos e mesas para quem quiser desfrutar da paz e tranquilidade que a natureza oferece no local. 

“A equipe de funcionários do parque foi fundamental para a recuperação da trilha, trabalhando diariamente durante todo o processo, executando não só a limpeza e conservação da área, mas também atuando na implantação do paisagismo e recuperação do lago. O resultado desse trabalho poderá ser visto por todos. A população ganha mais um espaço importante de contemplação da natureza”, disse o gerente de parques da Centro-Sul, Leonardo Luchese. 

Não será permitido nadar no lago que é formado por água limpa das 59 fontes naturais em todo o parque, que tem 2,5 milhões de metros quadrados. O lago é a última passagem do curso de água dessas fontes dentro do parque antes de seguir para o córrego da Serra, que forma a bacia do Rio São Francisco. 

Com a abertura da trilha, os visitantes também poderão acessar a quadra de esportes por um novo caminho. O trajeto dos ônibus que circulam dentro do parque também será alterado, possibilitando que os visitantes cheguem até o Lago dos Sonhos mais facilmente. Dois banheiros vão funcionar no local aos sábados, domingos e feriados.