Pular para o conteúdo principal

Parque das Mangabeiras ganha programação especial de aniversário
Foto: Suziane Brugnara/Divulgação

Parque das Mangabeiras ganha programação especial de aniversário

criado em - atualizado em

Um dos mais bonitos cartões postais de Belo Horizonte completa 40 anos nesta sexta-feira, dia 13. Localizado ao pé da Serra do Curral, o Parque Municipal das Mangabeiras é uma opção para a prática de esportes, lazer, contemplação e descanso, tendo em todo seu entorno uma bela área verde com rica diversidade de fauna e flora.

 

Por conta do aniversários, o parque contará com programação especial e gratuita durante o fim de semana. Na sexta-feira e sábado, dias 13 e 14, a exposição “Parque das Mangabeiras 40 anos – história, lazer e preservação ambiental”, realizada pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), reunirá imagens que retratam desde a sua construção do parque, passando pela reprodução do projeto original do paisagista Burle Marx e também plantas, animais, os ecossistemas e recursos hídricos que o local protege. Para as crianças, no sábado haverá a Rua de Lazer, realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com pula-pula, cama elástica, pintura facial e outros brinquedos.

 

Feira da Economia Solidária de volta

 

Ainda dentre as atrações de aniversário, no sábado e domingo, das 8h30 às 16h30, o público poderá conhecer e adquirir os produtos da Feira da Economia Solidária. Na primeira edição em 2022, serão 50 expositores dos segmentos de artesanato, cosméticos, confecção e alimentação, mostrando um jeito diferente de movimentar a economia, gerar trabalho, renda e também inclusão social.

 

A Economia Solidária é uma política pública da Prefeitura de Belo Horizonte, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e baseada na comercialização orientada pelos princípios de reciprocidade e coletividade, da valorização dos produtos locais, do preço justo e da sustentabilidade, resguardando o respeito às relações de gênero, raça, etnia, religião, crença e preservação e cuidado com o meio ambiente.

 

Atualmente, mais de 260 grupos de Belo Horizonte criam seus produtos manualmente, de forma artesanal, sem revenda de produtos prontos ou acabados - o que é uma das premissas da Economia Popular Solidária (EPS).

 

Riqueza e diversidade natural

 

O parque conta com fauna diversificada, sendo um total de 392 espécies identificadas até o momento. São 138 espécies de aves, dentre elas o jacu e a saracura, que são observados mais facilmente pelos visitantes. São cerca de 40 mamíferos, tendo como exemplos o quati, o mico-estrela, o caxinguelê (esquilo), o ouriço-cacheiro e o tatu-galinha. Das 20 espécies de anfíbios, merece destaque a descoberta no local de uma rã que conta com nome bem típico, Hylodes uai. Há registradas, ainda, 3 espécies de peixes, 18 répteis e  273 invertebrados.  

 

No Parque das Mangabeiras, a vegetação encontrada é uma transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica. As florestas são compostas por matas de galeria, que margeiam os cursos d´água e são sempre verdes e exuberantes. A porção mais baixa das encostas são ocupadas pelas matas estacionais, que perdem parte das folhas na estação seca. Nessas matas ocorrem espécies como a copaíba,  jatobá, jacarandás, açoita cavalo e pau jacaré.

 

O Cerrado pode ser encontrado na porção mais alta das encostas onde o solo é mais raso e pode apresentar afloramentos de rocha. Nessas áreas, destacam-se espécies como barbatimão, candeia, muricis, pau-terra, pau santo e também as mangabeiras, espécie que dá nome ao Parque.

 

Desde 2020, a equipe do Jardim Botânico da FPMZB realiza levantamentos sistemáticos da flora local. Até o momento foram identificadas cerca de 350 espécies. A diversidade biológica desta unidade de conservação ainda requer muitos estudos que a caracterizem, pois trata-se de um dos principais remanescentes  da região que, juntamente com a Mata da Baleia, Jambreiro e outras áreas de matas úmidas e de altitude que compõem a APA Sul, formam um importante corredor ecológico da região sul de BH e entorno. 

 

Pista para iniciantes e profissionais

 

Para quem gosta de esportes mais radicais, o parque conta com pista de skate que também pode ser utilizada para as modalidades de patins e BMX. Inaugurada em 2009, possui uma área de 900m² e obstáculos como: banks, double set, quarter, corrimão, delta, pirâmide, escada, palco e rampa 45º. Com medidas oficiais, a pista é palco de importantes eventos relacionados ao esporte. Recentemente, recebeu intervenções com tratamento de rachaduras e nova pintura.

 

Vacina febre amarela

 

É importante reforçar que para acesso ao parque é necessária a vacinação contra a febre amarela. Caso o visitante não esteja com o comprovante, deverá preencher uma declaração, disponibilizada no local, de que já se encontra imunizado (vacinado há, pelo menos, 10 dias). Menores de 9 meses, por não poderem ser imunizados contra a doença, não podem acessar o parque.

 

 

Programação de aniversário

 

Sexta-feira, dia 13

 

Exposição “Parque das Mangabeiras 40 anos - história, lazer e preservação ambiental”

Local: Praça das Águas

Horário: das 9h às 16h

 

Sábado, dia 14

 

Rua de Lazer da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com pula-pula, cama elástica, pintura facial e outros brinquedos

Horário: das 10h às 14h

 

Exposição “Parque das Mangabeiras 40 anos - história, lazer e preservação ambiental”

Local: Praça das Águas

Horário: das 9h às 16h

 

Feira de Economia Solidária, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico

Horário: das 8h30 às 16h30

 

Domingo, dia 15

 

Feira de Economia Solidária, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico

Horário: das 8h30 às 16h30