Pular para o conteúdo principal

Trilha do Parque Municipal Serra do Curral
PBH/Suziane Brugnara

Parque da Serra do Curral terá trilha guiada neste sábado (5)

criado em - atualizado em

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica promove, neste sábado (5), uma trilha guiada no Parque da Serra do Curral. Organizada pela equipe de Educação Ambiental da Fundação, a trilha tem um percurso que leva até o terceiro mirante do parque, onde será possível conhecer as espécies nativas da flora e fauna locais, além de algumas espécies exóticas.

A trilha terá dois horários de saída, às 8h30 e às 8h45, com no mínimo 5 pessoas e no máximo 30 participantes. O percurso tem cerca de 3,4 quilômetros e um tempo aproximado de 1h30 de duração. Os interessados devem fazer a inscrição pelo e-mail: educaparques@pbh.gov.br.

Ao longo do trajeto, os participantes conhecerão a fascinante história do parque, a importância e relevância da Serra do Curral e discutirão os impactos das atividades humanas no meio ambiente.

Não é indicada a participação de pessoas com dificuldade de locomoção, pois a trilha possui subidas íngremes, pedras e locais escorregadios. Para fazer a trilha é necessário usar calçados fechados, protetor solar, repelente, chapéu ou boné e uma garrafinha de água.

Patrimônio de BH

Patrimônio nacional, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e símbolo da capital, o Parque Serra do Curral foi inaugurado em 8 de setembro de 2012 e tem como principal objetivo proteger o local. Localizado em uma área aproximada de 400 mil metros quadrados, na Avenida José do Patrocínio Pontes, 1.951 (em frente à Praça Estado de Israel), o parque é um espaço para contemplação, contato com a natureza, prática de atividades físicas e conservação da biodiversidade, inclusive de espécies raras e endêmicas de campo rupestre de Minas Gerais.

O parque Serra do Curral, com mais de 1,3 mil metros de altitude, oferece aos visitantes uma vista privilegiada da capital e da região metropolitana, por meio de mirantes distribuídos pelos quatro mil metros de extensão, onde o visitante pode identificar pontos turísticos da cidade e aspectos naturais do entorno, como a Lagoa da Pampulha, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, a Avenida Afonso Pena, o Estádio Mineirão, o Museu de História Natural e o Jardim Botânico da UFMG, o Pico do Itabirito, a Serra da Piedade, o Morro do Pires, o Morro do Elefante, o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, entre outros.

Atualmente, devido a realização de estudos científicos sobre flora ameaçada de extinção, descoberta no local no início de 2016, e também de ações de readequação e manejo da trilha, somente está disponível aos visitantes a caminhada livre (sem guias) até o mirante 3.

Serviço: 

Trilha Guiada no Parque da Serra do Curral

Data: sábado (5)

Horários: 8h30 e 8h45

Inscrições: educaparques@pbh.gov.br