Pular para o conteúdo principal

Parque da Serra do Curral
Foto: Vander Bras

Parque da Serra do Curral tem programação especial de aniversário

criado em - atualizado em

O Parque da Serra do Curral, importante reduto de biodiversidade de Belo Horizonte, completa 10 anos em setembro. O local destaca-se por ter rica flora e fauna, além da vista privilegiada de pontos turísticos da cidade. Para comemorar, neste domingo (4) tem programação especial com atividades de lazer, entretenimento e bem-estar que estimulam o corpo e a mente. Ainda em setembro, outra importante área verde, o Parque Lagoa do Nado, na região Norte da cidade, também completa mais um ano. 

 

A “Trilha da Serra do Curral - conhecendo os campos rupestres”, oferecida pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, é uma caminhada guiada por alguns de seus mirantes. Durante o percurso, com cerca de 1,7 km e previsão de 90 minutos de duração, será possível admirar as belas paisagens disponíveis no trajeto, além de conhecer algumas das 750 espécies de plantas que o espaço protege. A atividade será realizada em cinco horários (8h30;10h;13h e 15h) com grupos de 20 pessoas em cada. As inscrições são no local, 15 minutos antes de cada saída. Por apresentar certo grau de dificuldade (aclives), a trilha é permitida para os visitantes a partir de 10 anos e não é adequada para pessoas com dificuldades de locomoção.

 

Os visitantes também poderão participar da aula de yoga, das 9h às 10h. A prática é aberta para todas as idades. É recomendável que o participante utilize roupas leves e tenha um tapete ou canga para poder deitar.

 

Logo após, às 10h, será a apresentação do espetáculo cênico-musical “O Teste”. A peça conta a história de três palhaços que vão fazer um teste para integrar a turnê que a banda marcial centenária Carlos Gomes, a mais antiga de Belo Horizonte, irá fazer por diversas cidades. É a última chance de trabalho que eles têm e, por isso, não podem errar.

 

Uma grande área verde na região Norte

 

Ainda dentro das comemorações do mês, o Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, no bairro Itapuã, completa 28 anos. Uma extensa área verde com opções para a prática de atividades físicas e esportivas, lazer e descanso. Sua infraestrutura conta com teatro de arena, pista de caminhada, quadras poliesportivas e pista de skate.

 

A vegetação é composta por espécies do Cerrado e Mata Ciliar que circunda uma lagoa de 22 mil metros quadrados, formada pelo represamento de três nascentes. O córrego do Nado é um afluente do córrego Vilarinho, que deságua no Ribeirão do Onça, unindo-se ao Rio das Velhas, integrante da bacia do Rio São Francisco. Dentre os animais de sua fauna temos aves como pica-pau, biguá, coruja, frango d’água, anu, alma de gato, trinca ferro e mamíferos, como mico-estrela, gambá, esquilo-caxinguelê, tatu, morcego, além de lagartos, cágados, anfíbios e peixes.

 

Recentemente, o local recebeu um Jardim de Chuva. Trata-se de uma ferramenta com estruturas que contribuem para a captação de chuva, criando espaços de armazenamento que facilitam sua infiltração no solo e ajudam na recarga do lençol freático.  A proposta é que o jardim, assim como outros mecanismos, contribua para a drenagem de água pluvial. Além disso, ainda oferecem a beleza das espécies que o integram.

 

O Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado nasceu a partir de uma mobilização da comunidade, na década de 1980, para preservar o espaço verde de uma fazenda existente na área, calculado em mais de 300.000 m2, e que seria transformado em um condomínio. Após a vitória da comunidade, o espaço tornou-se uma área pública, dando lugar ao parque e a um centro cultural, localizado na antiga casa da fazenda. O espaço foi aberto ao público em 22 de setembro de 1994.

 

Programação de Aniversário Parque da Serra do Curral

Data: 04/09/22

 

Atividade: “Trilha na Serra do Curral - conhecendo os campos rupestres de BH”

Horários:   8h30, 10h, 13h e 15h (inscrições 15 minutos antes de cada horário)

Público: a partir de 10 anos

20 pessoas por horário

Percurso: Praça Carlos Drummond de Andrade ao mirante 3

Distância da trilha 1.700 metros

Duração da trilha: 1h30 (15 minutos desse tempo para descansar e apreciar o mirante)

 

Atividade: Yoga na Floresta

Horário:  9h às 10h

 

Atividade: Espetáculo cênico-musical “O Teste”, com participação da banda marcial centenária Carlos Gomes

Horário: 10h