Pular para o conteúdo principal

Flores e plantas do Parque Aggeo Pio Sobrinho
Foto: Edanise Reis

Parque Aggeo Pio Sobrinho será reaberto com nova medida de segurança

criado em - atualizado em

Na quinta-feira, dia 3 de maio, o Parque Aggeo Pio Sobrinho, no bairro Buritis, será reaberto à visitação pública. A novidade é que, a exemplo do que já ocorre no Jardim Zoológico de BH, para acesso ao parque será necessário comprovar imunização contra a febre amarela, apresentando cartão de vacinação original e documento de identidade, indicando que a vacina foi tomada há pelo menos 10 dias antes da visita. 

 

O presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Augusto Domingues, explica que a medida atende às recomendações de segurança recebidas da Secretaria Municipal de Saúde. “Desde 2017, a FPMZB vem ressaltando, em suas ações de comunicação, a recomendação de que as pessoas que frequentam áreas verdes – sítios, chácaras, parques de qualquer lugar – previnam-se tomando a vacina contra a febre amarela. Agora, para acesso aos parques que estiveram fechados nesse período, será exigido a apresentação do comprovante de vacinação”.

 

Durante o período em que o Parque Aggeo Pio Sobrinho esteve fechado, a FPMZB promoveu diversas melhorias no local, como pintura de todos os bancos, do pergolado e dos pilares de entrada; implantação e manutenção de jardins; intensas ações de poda (com “levantamento” de copas de árvores, ou seja, retirada dos galhos mais baixos), capina, roçada e limpeza, entre outras.  A gerente de parques Barreiro e Oeste, Edanise Reis, é a responsável pelo local e explica que a equipe administrativa será orientada para checar o documento e cartão de vacinação de cada visitante. “Contamos com a paciência e compreensão das pessoas para entender que esta é uma medida de segurança coletiva num período de surto da doença. Uma pessoa que não se vacina e adentra uma área verde pode levar o risco de contaminação para toda a cidade. Por isso é importante a mobilização e apoio de todos nessa campanha”, comenta Edanise.

 

O Parque Aggeo Pio Sobrinho ocupa uma área de 600 mil metros quadrados, com aspecto de um vale. No local, além de rica fauna e flora, existem três nascentes que formam o córrego Ponte Queimada, afluente do córrego Cercadinho, pertencente à bacia do Ribeirão Arrudas. Como opções de lazer, o parque oferece brinquedos, quadra poliesportiva, pista de caminhada e trilha ecológica, além de áreas de convivência.

 

 

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18 horas. 

Localização: avenida Prof. Mário Werneck, 2691, bairro Buritis. 

Informações: 3277-6828

Entrada gratuita.

 

 

Lembre-se!

Os macacos NÃO TRANSMITEM a febre amarela. Nos trabalhos de prevenção da doença eles são grandes aliados, pois, quando contaminados, indicam que naquele local pode haver focos do mosquito transmissor, o que acaba auxiliando os trabalhos de zoonoses. Maltratar animais, domésticos ou silvestres, é crime previsto em lei!