Pular para o conteúdo principal

Parque Aggeo Pio Sobrinho com mudas para novo paisagismo após o período chuvoso
Foto: Edanise Reis

Parque Aggeo Pio Sobrinho irá receber novo paisagismo após período chuvoso

criado em - atualizado em


Um dos mais atingidos pelas fortes chuvas em Belo Horizonte neste ano, o Parque Aggeo Pio Sobrinho, no Buritis, vai receber um novo paisagismo. Cerca de 4 mil mudas e plantas que compunham os jardins – incrementado pela última vez no final de 2019 – foram resgatadas pela equipe técnica da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica logo após a tempestade que atingiu o local na última semana de janeiro.  

 

A gerente do espaço, Edanise Reis, explica que, durante cerca de uma semana, de forma intensiva, os jardineiros e funcionários administrativos trabalharam na retirada das plantas dos jardins e na preparação para o transporte ao viveiro do Parque Jacques Cousteau (Betânia), onde elas serão recuperadas e reproduzidas até que possam retornar para o Parque Aggeo.

 

“Como os jardins do Aggeo ficaram muito encharcados e cheios de lama, se deixássemos as plantas lá, boa parte poderia morrer. No viveiro do Jacques Cousteau fizemos e estamos fazendo a limpeza e reprodução delas. E já que vamos ter que reconstruir o jardim do Aggeo, vamos inclusive incrementar o paisagismo de lá com novas espécies. A ideia é fazermos agora um jardim com ainda mais cores e flores para a população que frequenta o Aggeo. Vamos levar para lá inclusive mudas de palmeira azul, uma espécie muito apreciada e que traz beleza a qualquer jardim”, comenta a gerente.

 

A reprodução das plantas recuperadas dos jardins do parque Aggeo vai possibilitar também o incremento de paisagismo em mais parques na cidade, uma vez que o viveiro de plantas do parque Jacques Cousteau, assim como o do Jardim Botânico de Belo Horizonte, ambos administrados pela Fundação, atendem a demanda não só dos parques da capital, mas também de toda a cidade, como foi o caso recente da recuperação dos jardins da Igrejinha da Pampulha e Museu de Arte da Pampulha, entre outros.

 

Vale lembrar que, devido aos transtornos causados pelas chuvas, alguns parques permanecem fechados para realização de manutenção. Confira abaixo quais são e a previsão de reabertura de cada unidade:

 

 

Parque

Regional

Previsão de reabertura

Julian Rien

Centro-Sul

19/fev

Mata das Borboletas

Centro-Sul

22/fev

Aggeo Pio Sobrinho

Oeste

29/fev

 Ursulina de Andrade Mello*

Pampulha

29/fev

Parque do Bairro Havaí

Oeste

29/fev

 

* somente a área de eventos do Parque está interditada, o restante está aberto à visitação.

** no Parque Jacques Cousteau, as trilhas estão interditadas preventivamente, sendo o restante do Parque aberto à população.