Pular para o conteúdo principal

Quatro funcionários da Superintendência de Limpeza Urbana fazem limpeza do Córrego de Capão
Foto: SLU

Parceria promove ações socioambientais em Venda Nova

criado em - atualizado em

O Espaço BH Cidadania Lagoa (Rua José Sabino Maciel, n°120, Bairro Lagoa) cede, mensalmente, espaço para as reuniões do Núcleo Capão, organização socioambiental que tem por objetivo lutar pela revitalização da microbacia do Córrego do Capão, localizado na região de Venda Nova. A próxima reunião acontecerá na terça-feira, dia 9, às 14h30.
A organização reúne representantes de vários segmentos sociais e atua em parceria com o Projeto Manuelzão da UFMG e o Subcomitê de Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Onça. O Núcleo Capão tem a função de informar a população sobre obras, eventos e projetos que possam intervir na Bacia do Capão.


Segundo Roseli Correia, da coordenação do Núcleo Capão no CRAS Lagoa, dentre os projetos atualmente em curso, destacam-se os “Amigos do Capão” e as “Amigas da Horta”. O primeiro é uma iniciativa de alunos do Projeto Vida Padre Gailhac, que promovem ações de sensibilização ambiental na bacia. Já o projeto “Amigas da Horta” nasceu de uma ideia que visa à construção de hortas urbanas em espaços ociosos. Atualmente, um grupo de mulheres lideradas por Dona Maria da Gloria Silva, da Associação Comunitária do Bairro Lagoa, encontra-se todas as manhãs na UMEI Lagoa, aonde mantêm uma horta.


Além de apoiar e acompanhar projetos dessa natureza, está previsto no Plano de Ação do Núcleo Capão planejar e desenvolver atividades socioambientais que visem a sustentabilidade da bacia. Desde 2016, o Núcleo Capão e parceiros reúnem-se periodicamente às margens do Córrego do Capão para realizar o plantio de árvores em nascentes localizadas nas proximidades do Conjunto Habitacional Lagoa. Essa ação faz parte do projeto “Valorização de Nascentes na Bacia do Córrego do Capão”, que também prevê a manutenção da limpeza e proteção da área.
A próxima ação do Núcleo Capão será a identificação, retirada de entulho e manutenção da limpeza da área do Parque Lagoa. Essas atividades ocorrerão na Semana do Meio Ambiente e incluirão ainda o II Abraço do Capão, a ser realizado entre os dias 5 e 7 de junho.