Pular para o conteúdo principal

Parceria entre Prodabel e IBGE consolida soluções em geoprocessamento
Foto: Divulgação/PBH

Parceria entre Prodabel e IBGE consolida soluções em geoprocessamento

criado em - atualizado em

Em novembro deste ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará as coordenadas dos endereços visitados no Censo de 2022 em todos os municípios brasileiros. Em Belo Horizonte, o IBGE conta com uma parceria técnica com a Prodabel que garante a atualização de dados da base cartográfica da cidade.

Recentemente, representantes do IBGE estiveram na Prodabel para apresentar a nova equipe de coordenadores do instituto em BH. "Nós podemos contar com a expertise de quem atua em todo o território nacional no levantamento de dados estratégicos. E a Prodabel sempre tem como oferecer dados e competências em georrefenciamento”, explica o gerente de manutenção do cadastro territorial multifinalitário da Prodabel, Ângelo Rizzo.

“A parceria existente entre estas duas instituições, atualizando conhecimentos acerca de novidades materializada no portal BH MAP e SIURBE, serviu para estabelecer futuras ações conjuntas", conta o Supervisor de Base Territorial do IBGE, Luiz Otávio Sábado, que é da Unidade Estadual em Minas Gerais. Na reunião, tanto a empresa quanto o IBGE conheceram as atuais ferramentas técnicas para realização de importantes trabalhos de Georrefereciamento.

“Temos um histórico de iniciativas conjuntas, desde a preparação do Censo Demográfico de 2010, bem como a manutenção e ampliação do censo que acabamos de realizar . Iniciativas como estas trarão bons resultados, não apenas para as equipes envolvidas, mas para a sociedade como um todo", atesta a chefe da seção do cadastro de endereços do IBGE em Minas Gerais, Angela Guerra, ao reforçar a relevância da parceria.