Pular para o conteúdo principal

Mais de trezentas pessoas seguram bandeira gigante com as cores do arco-íris, símbolo da luta LGBT. Foto ilustrativa, de evento anterior.
Foto: Divulgação PBH

Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte tem operação de trânsito no dia 14/7

criado em - atualizado em

A BHTrans realiza operação de trânsito e transportes para a 22ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, no domingo, dia 14. A concentração dos participantes da parada, na Praça da Estação, está prevista para acontecer a partir das 11h, com início de deslocamento, em direção à Praça Raul Soares, às 15h30.  A chegada à Praça Raul Soares deve ocorrer às 17h e a dispersão às 22h.

 

Faixas de tecido serão afixadas para orientação aos condutores. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans e Polícia Militar) irão operar (monitorar, fiscalizar e orientar) o tráfego na região. Agentes da Guarda Municipal também irão auxiliar, monitorando e orientando o trânsito.

 

 

INTERVENÇÕES

A partir das 11 horas

Concentração na Praça da Estação;

 

A partir das 13 horas

Interdição da avenida dos Andradas, no sentido Barro Preto;

 

A partir das 14 horas

Interdição da avenida dos Andradas, no sentido região hospitalar

 

A partir das 15h30 

Início do deslocamento do evento.

Percurso: Praça da Estação, rua dos Guaicurus, rua da Bahia, avenida Amazonas, Praça Raul Soares.

 

As interdições para a Feira Hippie (avenida Afonso Pena, entre avenida Carandaí e rua da Bahia)  estarão ativas durante parte do deslocamento do evento. Serão dois momentos com áreas de interdição: antes e depois da Feira Hippie da Afonso Pena. Veja os mapas:

 

Mapa 1 de operação de trânsito para Parada LGBT, realizada no dia 14/7

 

Mapa 2 de operação de trânsito para Parada LGBT, realizada no dia 14/7

 

 

Agentes da Unidade Integrada (BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar) irão realizar interdições operacionais durante o deslocamento dos participantes. Desvios serão sinalizados com faixas de pano e os motoristas devem seguir as orientações dos agentes de trânsito.

 

A partir das 17 horas

Dispersão na Praça Raul Soares com interdição dos principais acessos à Praça da Raul Soares até o término do evento, previsto para 22h.

 

 

TRANSPORTE COLETIVO

Aos participantes - Para atendimento ao público do evento será disponibilizado reforço nas linhas do sistema municipal, sobretudo nas linhas da Estação Barreiro e da Estação Diamante. A BHTrans orienta que os participantes priorizem o uso do transporte coletivo, como o metrô e as linhas do MOVE, além de utilizar o aplicativo para celulares SIU Mobile. Com o aplicativo, é possível planejar o tempo estimado para o ônibus passar no ponto, trazendo assim mais comodidade e agilidade. O aplicativo pode ser baixado neste link

 

Aos demais usuários - Em função do evento, as linhas do transporte coletivo terão o itinerário e pontos de embarque/desembarque alterados na Área Central no domingo, dia 14, das 11h às 23h.

 

Os ônibus que vêm das avenidas Pedro II, Cristiano Machado e Antônio Carlos terão os pontos na avenida Olegário Maciel.

 

Os ônibus que vêm das avenidas Amazonas, Bias Fortes, Álvares Cabral, Afonso Pena, Alfredo Balena, Brasil e do Contorno terão os pontos na rua dos Timbiras e na avenida Augusto de Lima.

 

Os ônibus realizarão o embarque e desembarque em todos os pontos ao longo dos desvios sempre que solicitados.

 

As linhas do MOVE que realizam embarque e desembarque nas estações Carijós e Rio de Janeiro irão operar normalmente nas avenidas Paraná e Santos Dumont. As estações Tamoios e São Paulo não operam aos domingos.

 

Clique aqui e veja as linhas do transporte coletivo com pontos interditados e os desvios.