10 July 2020 -
A Prefeitura aumentou a capacidade e a complexidade para os atendimentos do Centro Especializado em Covid-19 (Cecovid), instalado na UPA Centro-Sul (rua Domingos Vieira, 488 – Santa Efigênia). Já estão funcionando no local seis leitos semi-intensivos para pacientes com quadro respiratório grave. Todos os leitos contam com ventilador mecânico e monitoramento. Para acompanhar os pacientes foi contratada equipe exclusiva, composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta e técnico de enfermagem.
Os leitos foram instalados em uma área nova do Cecovid. O espaço tem capacidade para abrigar até 12 leitos. “Este é mais importante incremento para a população de Belo Horizonte. Os leitos são de cuidados intermediários, ou seja, o paciente terá cuidados semelhantes à terapia intensiva”, explica o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.
Os novos leitos serão referência para toda a cidade e serão ocupados por pacientes com quadros mais graves, enquanto aguardam a transferência para hospital. “Seguimos com o planejamento da Prefeitura de abrir leitos sempre com recursos humanos e equipamentos necessários para o funcionamento”, acrescenta Jackson.
O Cecovid foi aberto pela Prefeitura de Belo Horizonte em março para ampliar a assistência e o atendimento à população com sintomas de doenças respiratórias, como tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar e febre. O serviço funciona todos os dias, 24 horas.