Pular para o conteúdo principal

Fachada da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Palestra na Prefeitura destaca a integridade como ferramenta da gestão pública

29/07/2019 | 21:11 | atualizado em 30/07/2019 | 21:07

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Controladoria-Geral do Município, sedia, nesta terça-feira, dia 30, a palestra “Programas de Integridade no setor público – a experiência do Governo Federal”, da servidora da Controladoria-Geral da União, Hevellyn Albres. Voltada para os servidores, a palestra acontece das 14h às 16h, no auditório JK da Prefeitura (avenida Afonso Pena, 1.212, Centro). A medida visa atender ao Decreto 9.203/2017, do Governo Federal, que estabelece a instituição de programa de integridade, com o objetivo de promover a adoção de medidas e ações institucionais destinadas ao combate à corrupção.

 

Cláudia Costa de Araújo Fusco, controladora-geral adjunta do Município e subcontroladora de Transparência e Prevenção da Corrupção, fará a abertura do evento com a apresentação do Programa de Fomento à Integridade Pública da Controladoria-Geral do Município. Logo em seguida, Hevellyn Albres vai abordar o histórico, os conceitos e as teorias acadêmicas que embasam os programas de Integridade do Governo Federal.

 

A controladora-Geral Adjunta da capital defende que a Integridade deve ser um valor compartilhado por todos os servidores municipais. “Integridade Pública representa a condição de um órgão ou entidade pública sadios. Indica uma atuação sem desvios, conforme os princípios e valores que devem nortear a atuação da administração pública. Pode ser entendida também como um conjunto de ações a serem desenvolvidas pelos órgãos e entidades com o intuito de promover a cultura da ética, transparência e o fortalecimento e aprimoramento da estrutura de governança, da gestão de riscos e da adoção de medidas de prevenção de atos ilícitos” explica Cláudia Fusco.

 

Ela lembra que a Controladoria-Geral do Município lançou, em fevereiro deste ano, o Programa de Fomento à Integridade Pública e à Gestão de Riscos, que tem por objetivo orientar e capacitar os órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal a implementarem seus programas de integridade e a adotarem medidas para a utilização de boas práticas de gestão de riscos e controle interno.

 

“Programas de integridade são concebidos para renovar a gestão, com iniciativas que promovam o fortalecimento dos valores individuais e institucionais, dos princípios éticos de conduta e padrões de desempenho dos servidores. À medida que todos os órgãos e entidades da Prefeitura implementarem seus programas de integridade, estaremos induzindo a uma gestão ainda mais íntegra, participativa, transparente, eficiente e eficaz”, destaca Cláudia Fusco.

 

 

Programação

14h - Credenciamento. 

 

14h30 - Abertura: “Aspectos relacionados ao Programa de Fomento à Integridade Pública da Controladoria-Geral do Município”.      

 

15h - Palestra: “Programas de Integridade no setor público – a experiência do Governo Federal”. 

 

16h - Encerramento.


Últimas Notícias

Homem de blazer sorri; no fundo, uma praia e uma ponte, durante o dia. Teatro Raul Belém Machado exibe trabalho sobre troca de cartas entre escritores

O espetáculo revela a amizade entre dois dos maiores escritores brasileiros, com entrada gratuita.

22/10/2019 | 23:07
Obra de arte abstrata retangular, composta de mais de trinta quadrados pequenos, de tamanhos diferentes, dispostos em vários níveis de relevos, com fundo brando e pintados de vários tons de azul. Exposição “Do líquido ao concreto” entra em cartaz na Casa do Baile, dia 24/10

Diálogo entre a arte e a arquitetura é tema da exposição “Do líquido ao concreto”, na Casa do Baile. 

21/10/2019 | 21:04