Pular para o conteúdo principal

Pintura de paciente de Centro de Saúde Mental de BH, com fundo azul com pessoa branca de cavelos pretos e olhos expressivos. Foto: Reprodução CCBB
Foto: Reprodução CCBB

Pacientes de Centros de Saúde Mental de BH expõem no CCBB

17/04/2017 | 16:12 | atualizado em 01/06/2017 | 09:32

Sob o título “Empresta-me Teus Olhos?” a exposição reúne, no Centro Cultural Banco do Brasil, na Praça da Liberdade, cerca de 60 obras, desenhos, pinturas, cerâmicas e uma instalação, produzidas por pacientes dos Centros de Convivência de Saúde Mental da Prefeitura de Belo Horizonte. A mostra pode ser vista até o dia 29 de maio, sempre de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h. A entrada é franca.

 

A proposta é apresentar à cidade um novo retrato da loucura que não é mais o da exclusão, mas sim o das luzes e cores onde a patologia dá lugar à cidadania.

 

As imagens, retratos, reflexos côncavos ou convexos, têm várias leituras que dependem, fundamentalmente, da significação dada por quem os vê. A exposição integra o Projeto Arte e Loucura no Circuito Liberdade, parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Circuito Liberdade, que se dedica a mostrar - para além do indizível do sofrimento, a obra e os sujeitos criadores dela - histórias que marcaram a reforma psiquiátrica.