Pular para o conteúdo principal

Operação Viagem Segura é ampliada e leva segurança às Estações do Move em BH

criado em - atualizado em
A presença de agentes da Guarda Municipal de Belo Horizonte em ônibus que circulam pela capital – Operação Viagem Segura – que desde janeiro de 2017 faz parte da rotina da população, agora será uma realidade também nas estações de integração do Move na cidade com o programa Estação Segura. As pioneiras são as estações São Gabriel e Pampulha, onde já estão em funcionamento duas unidades de monitoramento da ordem pública, e as próximas serão as estações Venda Nova, Vilarinho, Diamante e Barreiro.

O sucesso obtido com a Operação Viagem Segura, lançada em 16 de janeiro do ano passado, motivou a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) a ampliar a atuação da Guarda Municipal também para as estações de integração. Em vigor nas linhas que transitam pelo corredor das avenidas Antônio Carlos e Nossa Senhora do Carmo, na Viagem Segura os guardas municipais fazem abordagens para aumentar a segurança nos coletivos, por exemplo, evitando furtos dentro dos ônibus.
 
No Estação Segura, os guardas atuam na organização do espaço, evitam a ação de vendedores clandestinos, agem de forma preventiva para evitar a prática de roubos e furtos contra usuários do transporte público e inibir a evasão de passageiros sem pagar passagem. 
 


Policiamento de proximidade

Desde janeiro deste ano, na Estação São Gabriel, localizada na confluência entre o Anel Rodoviário e a Via 240, agentes passaram a se revezar em turnos para garantir a segurança dos usuários do Move e a manutenção da ordem pública, 24 horas por dia. Os guardas praticam o policiamento de proximidade, circulando entre as pessoas, prestando informações variadas, evitando a ação de vendedores clandestinos e a evasão de passageiros sem pagar a tarifa.

A ação inclui a prevenção contra furtos e roubos e beneficia não somente os usuários do transporte público, mas garante maior sensação de segurança também para os trabalhadores da estação. Os guardas contam com uma sala que funciona como ponto de apoio para o agente e como um posto avançado de atendimento da Guarda Municipal para o cidadão que precisar de ajuda.
 


Estação Pampulha

Já na Estação Pampulha, que fica na avenida Portugal, no bairro Jardim Atlântico, os guardas municipais se dividem em dois turnos, atuando também em um espaço próprio, que funciona de forma semelhante ao posto avançado da Estação São Gabriel. No local há, inclusive, apoio do Canil da Guarda Municipal.

A intenção é que o mesmo ocorra com as estações Barreiro, Diamante, Vilarinho e Venda Nova. Atualmente, nesses locais, já há a atuação da Guarda Municipal por meio de rondas motorizadas e visitas assistidas. Nesse caso, os agentes marcam presença de forma estratégica, permanecendo por alguns minutos com as luzes giratórias da viatura ligadas e mantendo o veículo em uma posição de fácil visualização nas plataformas, em horários não fixos, várias vezes por dia.
 


Operação Viagem Segura 

O balanço da Operação Viagem Segura de 2017 apontou uma média de 48 viagens de ônibus acompanhadas por agentes da Guarda Municipal por dia, resultando em um total de 15.434 embarques em coletivos municipais. Os agentes interceptaram 7.056 pessoas em atitudes suspeitas, culminando na prisão de 59 infratores e diversas apreensões.
 
 
04/04/2018. Nova etapa da Operação Viagem Segura. Foto: GMBH/Divulgação