Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

Operação vai reforçar o transporte coletivo nos dias úteis, das 4h às 7h50

criado em - atualizado em

Na próxima quinta-feira, dia 22, com a retomada do processo de reabertura gradual de atividades comerciais e de serviços em Belo Horizonte, uma operação emergencial vai reforçar o transporte coletivo municipal nos dias úteis, no horário de pico da manhã (das 4h às 7h50). São oito novas linhas de ônibus com 34 viagens diretas dos bairros para o centro da cidade, sem passar pelas estações de integração Barreiro, Diamante, São Gabriel, Pampulha, Venda Nova e Vilarinho. 

 

O objetivo é reduzir a circulação de pessoas nas estações de integração de Belo Horizonte e a ocupação dos ônibus nesse período de enfrentamento da pandemia de Covid-19. 

 

Os bairros inicialmente atendidos serão: Independência, Águas Claras, Vila Pinho, Monte Azul, Conjunto Paulo VI, Céu Azul, Rio Branco, Jardim Leblon, Mantiqueira, Nova York e Jardim dos Comerciários. As novas linhas terão o mesmo itinerário e pontos de embarque de linhas alimentadoras já existentes, exclusivamente dentro dos bairros, e seguirão de forma expressa até a área Central. Os pontos de desembarque serão apenas no Centro, na Avenida Amazonas e nas ruas São Paulo e Caetés. Não haverá operação especial no sentido inverso. 

 

Confira a relação das linhas por regional: 


Barreiro

 

Linha 3011 - Independência/Centro (linhas de origem 311 e 330)
Horários: https://bit.ly/3eo5FvW
Itinerário: https://bit.ly/3eePh0Q

 

Linha 3020 - Águas Claras - Vila Pinho / Centro (linha de origem 302)
Horários: https://bit.ly/3sCSDjp
Itinerário: https://bit.ly/3x7bruF

 

 

São Gabriel


Linha 7015 - Monte Azul / Centro (linha de origem 715)
Horários: https://bit.ly/2RTcU7J
Itinerários: https://bit.ly/2P8Qu17

 

Linha 8015 - Conjunto Paulo VI / Centro (linha de origem 815)
Horário: https://bit.ly/2QL3HOg
Itinerário: https://bit.ly/3xaIvSp

 

 

Pampulha


Linha 6014 - Céu Azul / Centro (linha de origem 614)
Horários: https://bit.ly/3v6CpAH
Itinerário: https://bit.ly/3n6Kjas

 

Linha 6018 - Rio Branco Via Jardim Leblon / Centro (linha de origem 618)
Horários: https://bit.ly/3ejzLAS
Itinerário: https://bit.ly/2P7v7gD

 

 

Venda Nova


Linha 6032 - Mantiqueira / Centro (linha de origem 627)
Horários: https://bit.ly/3v7laPB
Itinerário: https://bit.ly/2Pb9zjm

 

Linha 6034 - Nova York Via Jardim dos Comerciários / Centro (linha de origem 634)
Horários: https://bit.ly/3tyvGz7
Itinerários: https://bit.ly/3n7i8bj

 

 

As informações sobre os quadros de horários e itinerários das novas linhas podem ser consultadas na página da BHTRANS, no portal da Prefeitura, e no aplicativo SIU Mobile, a partir desta quarta-feira, dia 21. Cartazes nos ônibus e folhetos serão distribuídos para orientar os usuários. 

 

As linhas alimentadoras de origem (que fazem o trajeto Bairro/Estação de Integração) e as linhas troncais (que saem das estações para o Centro) continuam a operar normalmente, com o mesmo quadro de horários e número de viagens. 

 

O valor da tarifa das novas linhas é R$4,50, com integração com metrô e outras linhas. Cartazes serão afixados no interior das linhas alimentadoras para informar os usuários sobre as novas linhas. 

 

Operação do transporte coletivo a partir do dia 22 

 

Com a reabertura das atividades econômicas em Belo Horizonte, a partir de quinta-feira, dia 22, as linhas do transporte coletivo terão reforço nas viagens. Agentes da BHTrans irão monitorar e fiscalizar a operação das linhas e realizar os ajustes necessários para atender a demanda de passageiros, como a realização de viagens extras e melhorias nos quadros de horários. Esse acompanhamento será realizado diariamente pelos agentes nas estações e por meio das câmeras do COP-BH.