28 Fevereiro 2024 -
A Prefeitura de Belo Horizonte realizou nesta quarta-feira (28) mais uma operação da política de Tolerância Zero contra irregularidades do serviço de transporte público da capital. Agentes da Sumob, BHTrans e da Guarda Municipal verificaram 10 ônibus próximo à garagem da Auto Omnibus Floramar, no bairro Floramar.
Foram realizadas quatro autuações, sendo que três veículos apresentaram problemas no sistema de elevador e a Autorização de Tráfego (AT) ficou retida. Como estavam próximos da garagem, os ônibus passaram por manutenção enquanto a operação acontecia e foram vistoriados novamente. Os problemas dos elevadores foram sanados e os três veículos receberam a autorização de tráfego. Contudo, as autuações pelos problemas apresentados no momento da fiscalização foram lavradas.
Essa etapa da Tolerância Zero mira os ônibus que tiveram mais reclamações feitas pela população no canal de WhatsApp, no PBH App e também no portal de serviços da Prefeitura. Outro objetivo da operação é buscar os ônibus que estão rodando sem a autorização de tráfego. Esses veículos são identificados no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), pelo SITBUS, um sistema conectado ao GPS dos ônibus que acompanha cada viagem do transporte coletivo.
O coordenador da operação da Sumob, Jairo Marcelino, explicou que serão realizadas dez ações de fiscalização na porta das garagens ao longo desta semana, uma no início da manhã e outra à tarde. “Estamos realizando a operação Tolerância Zero em diversas garagens do transporte coletivo municipal e esse planejamento usa como orientação as reclamações dos passageiros registradas por meio dos canais de atendimento da Prefeitura. Com as informações das linhas e dos números dos veículos que os usuários compartilham com a Sumob, planejamos essas e as futuras operações de fiscalização em parceria com a BHtrans e a Guarda Municipal, informou Jairo.
Tolerância Zero
A política de Tolerância Zero foi anunciada em 25 de janeiro e no primeiro mês foram realizadas 377 ações de fiscalização do transporte coletivo, com 3.079 ônibus vistoriados (alguns deles mais de uma vez), resultando em 3.724 autuações, 127 autorizações de tráfego (AT) recolhidas e oito veículos recolhidos ao pátio do Detran-MG.
Além das autuações, recolhimento das autorizações de tráfego e dos veículos, as empresas concessionárias não recebem a remuneração complementar quando não cumprem as determinações da Lei 11.458/2023 em relação à pontualidade e qualidade dos veículos.