Pular para o conteúdo principal

Cemitério
Foto: Vander Bras

Operação especial é preparada nos cemitérios municipais para o Dia de Finados

criado em - atualizado em

Cerca de 100 mil pessoas são esperadas nos quatro cemitérios públicos municipais (Bonfim, Paz, Saudade e Consolação) na quarta-feira (2), Dia de Finados. Para receber o público com segurança e mais conforto, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) realizará uma operação especial com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar de Minas Gerais, BHTrans, Fiscalização da PBH e do Centro Integrado de Operações COP/BH da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção.

 

No dia, as necrópoles municipais funcionarão das 7h às 17h30 e terão reforço de funcionários para atendimento ao público, inclusive para esclarecimentos de dúvidas quanto à regularização de pendências, que poderão ser sanadas posteriormente, quando o atendimento administrativo estará funcionando. Para facilitar a localização dos jazigos pelos visitantes, haverá faixas indicativas, distribuição de mapas. Os funcionários também estarão disponíveis para orientar os visitantes.

 

Além disso, serão disponibilizados cartazes com QR Code para acesso ao Sistema de Necrópoles do Município (SINEC). Ao acessar a plataforma, é necessário incluir o nome completo do falecido na aba de pesquisa. A partir daí, é possível saber a localização exata da quadra e do jazigo. A consulta está disponível on-line.

 

Estão previstas celebrações de missas, com programação a cargo das igrejas (confira no final do texto), e também atividades de acolhimento oferecidas por diversos segmentos religiosos. Não haverá venda de flores dentro dos cemitérios. Sendo assim, o visitante poderá levá-las, que devem ser naturais e não podem estar em nenhum tipo de vaso. Essa medida é importante para evitar a proliferação do mosquito da dengue, de acordo com previsão no decreto municipal 12.009, de 30/03/2005. 

 

Alterações no trânsito visam agilizar os deslocamentos

 

A BHTrans fará alterações no trânsito de vias próximas aos cemitérios, que estarão devidamente sinalizadas. O visitante também pode se antecipar acompanhando as informações que serão divulgadas nas redes sociais da BHTrans até a véspera.

 

No Dia de Finados será permitida a entrada dos veículos nos cemitérios, mas de acordo com a capacidade de lotação de cada uma das necrópoles. Ocorrendo a superlotação, haverá a suspensão temporária de entradas até a normalização do fluxo de veículos.

 

É importante que o público que pretende visitar os cemitérios na data, além de informar-se antecipadamente sobre o trânsito e a devida localização do jazigo, reserve um tempo maior para a visita, visto que trata-se de dia atípico e com grande fluxo de pessoas.


A programação  de celebrações religiosas é de responsabilidade das entidades religiosas. A Arquidiocese de Belo Horizonte está divulgando a seguinte programação de missas:
 
Cemitério do Bonfim: 8h, 10h, 14h e 16h.
Cemitério da Paz: 7h30 (Dom Joaquim Mol), 9h, 11h, 13h30, 15h e 16h30.
Cemitério da Saudade: 7h, 9h, 11h, 13h, 15h e 17h.
Cemitério da Consolação: 8h, 10h e 16h.