Pular para o conteúdo principal

Operação de trânsito para realização da Bienal do Livro
Foto: Divulgação/BH Shopping

Operação de trânsito para realização da Bienal do Livro

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, realiza a partir desta quinta-feira, dia 12, intervenções no trânsito na área de abrangência do BH Shopping, onde acontecerá a  Bienal do Livro entre os dias 13 e 22 de maio, com um público estimado em 16 mil participantes por dia.

Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, GCM e BPTran) realizam a operação de trânsito, com ações voltadas para a fluidez nas vias, melhorar as condições de segurança viária, monitorar e orientar a travessia de pedestres, além do acompanhamento e  da fiscalização das reservas de áreas antes e durante o evento.

Placas, cavaletes e cones serão implantados nas adjacências do BH Shopping e nas vias onde serão reservadas áreas para estacionamento de ônibus, com o objetivo de organizar a circulação viária, proporcionar fluidez ao tráfego de veículos e segurança na travessia e circulação dos pedestres. 

Medidas operacionais

Quinta-feira, dia 12: implantação das reservas de área;
Sexta-feira, dia 13: realização do evento a partir das 9h;
Domingo, dia 22: término do evento às 20h, com recolhimento da sinalização a partir das 23h.

Reservas de áreas

Serão implantadas reservas de áreas para os ônibus que vão trazer as caravanas de alunos de diversas escolas estaduais e municipais para participação na Bienal do Livro:

- As áreas reservadas são para o estacionamento durante o desembarque dos estudantes em frente ao BH Shopping e para o embarque no retorno do evento.

- Durante o período em que as turmas estiverem visitando a Bienal dos Livros, com tempo aproximado de 2h30, os veículos ficarão estacionados em diversas vias dos bairros Santa Lúcia, Belvedere e Olhos D’Água até o horário de saída para o embarque de volta dos alunos.

As reservas de estacionamento serão sinalizadas nas seguintes vias:

Para o desembarque/embarque ao lado do BH Shopping: Av. Luiz Paulo Franco, na pista da direita. Haverá também duas vagas na área interna do estacionamento do Shopping.

Para a estocagem/estacionamento dos ônibus durante o período de visitação:

- Av. Celso Porfírio Machado;
- Rua José Maria Alkmin;
- Rua Maria Luiza Santiago;
- Rua Agena;
- Av. Raja Gabáglia, sentido Belvedere,  entre Rua Roma e a agulha de afunilamento da avenida;
- Av. das Torres;
- Rua Gabriela de Melo;
- Rua Senhora do Carmo;

Os ônibus deverão respeitar as áreas de raio de giro nas esquinas, os pontos de embarque e desembarque do transporte coletivo,  as entradas de garagem e as demais regras de trânsito.