Pular para o conteúdo principal

Operação de trânsito e transportes para Virada Cultural de Belo Horizonte 2023
Arte/PBH

Operação de trânsito e transportes para Virada Cultural de Belo Horizonte 2023

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza operação de trânsito e transporte para a Virada Cultural de Belo Horizonte 2023, a partir desta sexta-feira (18) até a madrugada de segunda-feira (21). Algumas vias serão interditadas na Área Central onde estarão os palcos e serão realizados os eventos. Faixas vão orientar os condutores sobre os trechos interditados e os desvios. 

Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Polícia Militar e Guarda Municipal) nas ruas irão operar (monitorar, fiscalizar e orientar) o tráfego no centro da cidade. 

Intervenções no Trânsito

A partir de sexta-feira (18) 

A partir das 19h 

– Interdição parcial (meia pista) do viaduto Santa Tereza;

A partir das 21h 
– Interdição da Rua dos Guaicurus, entre as ruas da Bahia e Espírito Santo;
– Interdição de Rua da Bahia, entre a Avenida do Contorno e Rua dos Guaicurus;

A partir de sábado (19) 

A partir das 14h 

– Interdição total do viaduto Santa Tereza;
- Interdição da Avenida dos Andradas, entre a Rua dos Carijós (viaduto Santa Teresa) e o viaduto da Floresta, sentido Hospitais / Rodoviária;
- Interdição da Rua Aarão Reis;
– Interdição da Rua da Bahia, entre a Avenida do Contorno e Rua dos Guaicurus;
– Interdição da Rua da Bahia, entre a Ruas dos Caetés e Avenida Afonso Pena;
- Interdição da Rua da Caetés, entre a Rua da Bahia e Avenida dos Andradas;

A partir de domingo (20) 

A partir das 0h 

- Rua dos Tamoios entre Avenida Afonso Pena e Rua da Bahia;
 - As interdições para a Feira de Artesanato (Avenida Afonso Pena entre as avenidas Amazonas e Carandaí) estarão ativas durante o domingo da Virada Cultural 2023. 

Na segunda (21) 

As interdições permanecem até o fim dos eventos e a desmontagem da estrutura que está prevista até 4h de segunda-feira (21).

Os acessos à Área Hospitalar estarão liberados e devem ser preservados para garantir a mobilidade dos veículos de emergência.

Desvios: 

Apenas no sábado (19)

Viaduto Santa Teresa - Sentido Centro / Floresta
: Rua da Bahia [ou] Rua dos Tamoios, Avenida Assis Chateubriand (pista lateral direita do viaduto Santa Tereza, Avenida dos Andradas (à dir), Rua Ceará (à dir.), Avenida Prof. Alfredo Balena (à dir.), Avenida Bernardo Monteiro (à dir. – Pça. Hugo Werneck), Avenida Francisco. Sales (à esq.), Avenida Assis Chateaubriand (à dir.).

Sábado (19) e domingo (20)

Avenida dos Andradas
- Sentido Hospitais / Rodoviária: Avenida dos Andradas, R. dos Carijós, R. Espírito Santo, Av. do Contorno (à esq.).

Acesso Rua dos Guaicurus:  Avenida do Contorno, Rua dos Guaicurus, Rua da Bahia, Avenida Amazonas, Rua Espírito Santo, Rua dos Guaicurus.

Rua dos Caetés – Sentido Centro / Praça da Estação: Rua dos Caetés, Rua Espírito Santo, Avenida do Contorno (à dir.) Avenida dos Andradas.

Transporte Coletivo 

A BHTrans orienta os participantes usarem o transporte coletivo. Será realizado reforço nas viagens durante toda a madrugada nas linhas das estações São Gabriel, Vilarinho, Pampulha, Venda Nova, Diamante, Barreiro e nas estações da avenida Santos Dumont e Paraná. 

Pontos Desativados - Em função da área de interdição, algumas linhas do transporte coletivo terão o itinerário e pontos de embarque/desembarque alterados na Área Central a partir das 14h de sábado (19) até o fim do evento. 

Metrô - O metrô irá funcionar, ininterruptamente, durante toda a noite e todo o dia, com intervalo entre os trens de 15 minutos. 

Táxi - Será criado um ponto de táxi na Rua dos Tupinambás entre Bahia e Avenida dos Andradas. Os participantes do evento também poderão usar os demais pontos de táxi existentes na região. 

Ciclovia - Será criada uma ciclovia operacional para a Virada Cultural 2023. Um trecho da ciclovia será na Avenida dos Andradas, entre Rua dos Caetés e Alameda Ezequiel Dias, que será sinalizado junto ao canteiro central em ambos os sentidos.