Pular para o conteúdo principal

Arte de divulgação sobre o transporte nos dias do ENEM.
Foto: Arte/PBH

Operação de trânsito e transporte para a realização do Enem

criado em - atualizado em

Para o atendimento aos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio 2021, a BHTrans irá realizar operação de trânsito e transporte coletivo nos próximos domingos, dias 21 e 28 de novembro. As intervenções de trânsito serão feitas nos locais com maior impacto no sistema viário. Serão implantadas reservas de áreas no dia anterior ao exame para garantir o embarque e desembarque dos estudantes nos locais de provas.

 

Agentes da Unidade Integrada de Trânsito, BHTrans, GM e PMMG vão monitorar as áreas reservadas, atuar nas interseções nos horários de maior volume de veículos particulares e do transporte coletivo monitorando a fluidez do trânsito  e garantindo a travessia de pedestres, fiscalizar o respeito à sinalização estabelecida para o local e orientar os usuários das vias.

 

O transporte coletivo será reforçado com  viagens extras nas linhas de ônibus que atendem aos locais de provas, nas faixas horárias que antecedem às provas (9h às 12h) e nas faixas posteriores (17h às 19h), conforme compromisso do SETRA-BH.

 

Os candidatos podem consultar o quadro de horários da(s) sua(s) linha(s) na página da BHTrans no Portal da Prefeitura e do Transfácil. Os candidatos podem ainda fazer a busca de qual(is) linha(s) devem usar para chegar ao local de prova e dos horários dos ônibus, no aplicativo SIU Mobile.

 

SIU Mobile

 

Com o aplicativo para celulares SIU Mobile o usuário saberá o tempo estimado para o ônibus passar no ponto, trazendo mais comodidade e agilidade para os passageiros planejarem o dia a dia. Com a mais nova versão, ao clicar em um ponto de ônibus de qualquer linha, é possível ver o ônibus se movendo no mapa no trajeto até chegar ao ponto. Acesse e baixe o aplicativo.

 

Dicas aos estudantes

 

- Procure chegar com antecedência ao local de prova. Planeje o itinerário de carro ou verifique quais  linhas de ônibus vai precisar usar e utilize o cartão BHBUS;

- Os motoristas devem ficar atentos à  grande concentração de pedestres no entorno dos locais de prova. Deem sempre preferência ao pedestre;

- O estacionamento rotativo é liberado aos domingos, mas fique atento à sinalização regulamentada na via quando for estacionar o veículo. Não estacione em frente a garagens;

- Não pare em fila dupla. O que parece ser um facilitador no momento do embarque e desembarque, prejudica quem está atrás e ainda pode propiciar situações de risco e acidentes.

 

BH é da Gente e No Domingo a Rua é Nossa

 

Em função do Enem, nos domingos, 21 e 28 de novembro, os programas BH é da Gente e No Domingo a Rua é Nossa serão suspensos, já que eles são realizados em importantes corredores de transporte e trânsito da capital.