Pular para o conteúdo principal

Operação da PBH recolhe 25 toneladas de resíduos e elimina focos da dengue
Foto: Rodrigo Clemente

Operação da PBH recolhe 25 toneladas de resíduos e elimina focos da dengue

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realizou nesta segunda-feira (18) uma operação especial para combater focos do mosquito da dengue e desocupar um terreno público que estava sendo usado para o descarte clandestino de sucatas, ferro velho e outros inservíveis na rua Ludgero Felipe Ferreira, no Taquaril, regional Leste. A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) retirou do local cerca de 25 toneladas de resíduos, incluindo entulho, lixo e pequenos volumes. 

A ação foi planejada pela Coordenadoria de Atendimento Regional (CARE) Leste e contou com a participação das equipes da Fiscalização, da Guarda Civil Municipal, SLU, Vigilância Sanitária, Zoonoses, Defesa Civil e BHTrans, além de policiais militares e da civil. “Estamos atendendo a um clamor da população e também a um pedido pessoal do prefeito Fuad Noman, que manifestou preocupação com o acúmulo de entulho neste local”, destacou o coordenador da CARE Leste, Elson Alípio Júnior. 

A área pertence à Prefeitura e o uso por particulares, incluindo um dono de ferro-velho que funciona no imóvel ao lado do terreno, já era monitorado pelas equipes da PBH. O local é alvo de ações rotineiras da fiscalização por irregularidades, dano ambiental e depósito de carcaças de veículos. 

Após a limpeza, a PBH irá monitorar diariamente para evitar nova ocupação de forma irregular. A pedido da comunidade, será construído no local um espaço de lazer e convívio. 

Saúde 

Durante a operação, profissionais da Zoonoses realizaram vistoria, eliminaram os possíveis criadouros do Aedes aegypti e trataram, com larvicida, os focos do mosquito. Também esteve presente a Vigilância Sanitária, que advertiu o proprietário do imóvel e o orientou sobre a necessidade de garantir a limpeza adequada do espaço. As equipes voltarão ao local nos próximos dias para verificar o cumprimento da notificação. 

Os Agentes de Combate a Endemias (ACE) fazem visitas de rotina a cada 15 dias no endereço. As ações são feitas com essa frequência já que o local é definido como um “ponto estratégico”, ou seja, apresenta potenciais riscos para o acúmulo de água e proliferação do mosquito. Com isso, nessa área, anualmente, são feitas em média 26 vistorias pelas equipes. 

Durante essas visitas também é utilizado larvicida para o tratamento de focos do mosquito. Outra medida é a aplicação de inseticida nas superfícies para a eliminação do Aedes aegypti já em fase adulta. Essa estratégia é usada a cada dois meses. 

BHTrans 

Agentes da BHTrans mapearam carros abandonados e carcaças no local. Três carros em situação de abandono já foram notificados e dois veículos foram catalogados e vão receber a notificação.  Os proprietários têm cinco dias para retirá-los, caso contrário, serão removidos para o pátio da BHtrans. O dono tem 60 dias, contados da data de remoção, para fazer a retirada do espaço. Vencido esse prazo, o carro é levado a leilão.  

Guarda Municipal 

A equipe do Departamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal garantiu a segurança de todos os servidores envolvidos na operação, utilizando um drone para fazer sobrevoos na área, ampliando a capacidade de visualização de irregularidades.