25 Abril 2024 -
A Prefeitura de Belo Horizonte acrescentou 1.432 viagens diariamente ao transporte coletivo da capital, desde a sanção da Lei 11.458/23 pelo prefeito Fuad Noman, que trouxe melhorias e modernizou o sistema. Essas novas partidas correspondem a cerca de 25 mil quilômetros a mais percorridos diariamente pela frota da cidade. Ao todo, são 24.241 viagens por dia útil, e quase 500 mil quilômetros percorridos por todas as linhas do transporte coletivo. Além disso, desde julho do ano passado, seis novas linhas foram criadas: a 721, na regional Norte, a 513, 5034, 5035. 5036, na regional Pampulha, e a 646 na regional Venda Nova. Se soma a essas linhas, a 3150, que vai ligar as regiões do Barreiro e Centro-Sul e será reativada a partir de maio.
“Esse aumento foi gradual, desde julho de 2023. Foram viagens no horário de pico e fora desse período, que ajudaram a reduzir a ocupação média de passageiros por viagem. São também referentes a novos serviços e reforços em situações especiais, tais como extensão da linha para atender postos de saúde. Estamos ajustando o sistema às necessidades da cidade”, destaca André Dantas, superintendente de mobilidade do município.
Linha 3150 é reativada
Nesta quinta-feira (25), o prefeito Fuad Noman anunciou a reativação da linha 3150 (Regina-Lindeia/BH Shopping), suspensa no início da pandemia de covid-19 e que volta a operar no começo de maio. Serão disponibilizadas 24 viagens em dias úteis, das 5h às 21h30, com intervalos de 20 a 30 minutos.
O retorno da operação, uma demanda dos moradores, vai permitir ligação direta e rápida entre bairros da regional Barreiro e o centro de compras, melhorando o acesso à regional Centro-Sul da capital.
Outro benefício vai ser a ligação entre os bairros Regina e Lindéia ao centro comercial do Barreiro, beneficiando o comércio da região.
Melhorias no transporte coletivo
A política de melhoria do transporte coletivo da Prefeitura de Belo Horizonte já colocou 653 novos ônibus – todos com ar-condicionado, suspensão a ar e acessibilidade – rodando nas linhas da capital. O número supera, em mais de 220 veículos, a exigência prevista na Lei 11.458/23, que era a inclusão de 420 coletivos na frota da capital. Com a entrada dos novos ônibus, Belo Horizonte já conta com quase 80% da frota com ar-condicionado e suspensão a ar. A idade média dos veículos que era de seis anos e oito meses em julho/2023, caiu para cinco anos e sete meses.