5 November 2026 -
Mais de 50 mulheres participam do projeto “Travessia”, que oferece oficinas gratuitas de customização e reaproveitamento de roupas em Belo Horizonte. O trabalho, que alia criatividade, sustentabilidade e autocuidado, será apresentado ao público em uma mostra especial no Museu da Moda de Belo Horizonte (Mumo), no dia 17 de novembro, das 18h às 19h30. A exposição reúne as peças produzidas durante as atividades e destaca possibilidades de renovar o guarda-roupa e reduzir o descarte de tecidos.
Mais do que transformar roupas esquecidas no fundo do armário em novas peças, o “Travessia” convida a um mergulho em histórias, memórias e sustentabilidade. O projeto promove, ao longo de quatro encontros, a transformação de peças sem uso em novas criações. Além do aprendizado de técnicas de customização, as oficinas criam um espaço de troca de experiências, fortalecimento de vínculos e expressão individual e coletiva. A iniciativa valoriza a identidade das participantes e propõe novos olhares sobre as roupas e suas possibilidades de uso.
As atividades são organizadas em quatro etapas. Em “Desapegar”, as participantes refletem sobre hábitos de consumo e o ciclo de vida dos produtos têxteis. “Refazer” explora possibilidades criativas para as peças, enquanto “Transformar” aborda modelagem intuitiva e princípios de costura. A última etapa, “Colher”, é dedicada à finalização dos trabalhos e à valorização das experiências compartilhadas durante o processo.
O projeto é realizado pela DeCustume, marca de customização e criação têxtil que, desde 2008, desenvolve práticas que aproximam o fazer manual da expressão, da memória e da sustentabilidade. Idealizada e conduzida por Irene Cavalieri, a iniciativa é financiada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Serviço
Mostra do projeto “Travessia”
Data: 17/11 (terça-feira), das 18h às 19h30
Entrada: gratuita
Local: Museu da Moda de Belo Horizonte (Mumo) – Rua da Bahia, 1149, Centro
