Pular para o conteúdo principal

Oficinas, cinema, música e exposição inédita movimentam o Museus do Centro
Wanda Mucchiut

Oficinas, cinema, música e exposição inédita movimentam o Museus do Centro

criado em - atualizado em

Em outubro, a Prefeitura de Belo Horizonte convida o público infantil e toda a família para uma programação especial em celebração à Semana das Crianças no projeto Museus Centro. Mas as atrações não param por aí. Ao longo de todo o mês, o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), o Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) e o Museu da Moda (MUMO) trazem uma série de atividades, com destaque para abertura de nova exposição, reflexões sobre preservação e valorização do patrimônio, oficinas criativas, apresentação musical e muito mais.

Todas as atrações são gratuitas e realizadas pelo projeto “Museus Centro – o percurso da memória de Belo Horizonte”, uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Viaduto das Artes. O projeto busca fortalecer as ações do MHAB, MIS BH e MUMO. A programação completa pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

O público infantil ganhou uma programação dedicada a ele no projeto Museus Centro.  A primeira atração é a oficina “Livro de artista para crianças”, que acontece no dia 11 (sábado), das 14h às 16h30, no MHAB. Ministrada por Milene Brizeno Chalfum, a atividade propõe um novo olhar e proporciona experiências plásticas para as chamadas “ervas daninhas”, plantas que inundam, de flor e cor, as gretas das calçadas, as trincas dos muros e o asfalto das cidades.

Durante a ação, será confeccionado um livreto visual, inspirado em livros de artista e em interlocuções com a vegetação periférica da cidade. A oficina é voltada para crianças a partir de 4 anos, e as inscrições devem ser feitas por e-mail (producaomc.mhab@viadutodasartes.org.br).

Também no dia 11, das 10h às 12h, é a vez do MUMO entrar no clima da Semana das Crianças, com a oficina “(Des)fiando”, que provoca os pequenos a ter um contato com o desenho e com o fazer têxtil. Utilizando material maleável, com textura e que pertencem ao cotidiano, a oficina tem como objetivo estimular a criatividade, o convívio social, o brincar coletivo e o acesso aos museus da cidade. A atividade é voltada para crianças a partir de 10 anos, acompanhados pelos responsáveis. É necessário inscrição prévia por esse formulário.

O MIS BH também entra na brincadeira com a oficina “Objetos ópticos”, com o Grupo Fios, que acontece no dia 18 (sábado), das 9h às 13h. A atividade lúdica convida o público infantil a explorar brinquedos e experimentos ópticos feitos com materiais do cotidiano e luz de celulares. A classificação é livre e não necessita de inscrição prévia para participar.

Nova exposição no MHAB

A partir deste domingo (5), o casarão do MHAB abre suas portas para a mostra “Travessias do Curral del Rei”. Com curadoria do historiador, escritor e professor Bruno Viveiros Martins, a exposição resgata a memória do antigo arraial do Curral Del Rei – território que antecedeu a construção de Belo Horizonte e que, muitas vezes, foi silenciado pela narrativa oficial da fundação da cidade.

No casarão da antiga Fazenda do Leitão, o público é convidado a percorrer núcleos temáticos que abordam o cotidiano, os afetos e as lutas da comunidade local. O espaço não funciona apenas como cenário, mas também como personagem: suas paredes, janelas e corredores guardam histórias esquecidas, desejos interrompidos e modos de vida que resistiram ao tempo. A proposta é revisitar o Curral Del Rei como um território vivo, marcado por disputas e construções sociais, evidenciando memórias múltiplas e diversas.

“Travessias do Arraial Curral del Rei” poderá ser vista de quarta a domingo, das 10h às 18h. Informações e agendamentos de visitas por e-mail (educativomhab@pbh.gov.br).

Outros destaques

A agenda do mês nos museus municipais do Centro está intensa. Além da nova exposição, o MHAB oferece ao longo de outubro mais uma série de ações. Vale a pena destacar as opções aos domingos, que trazem dois projetos especiais.

O primeiro deles é o “Museu Criativo”, sempre das 10h30 às 12h30, com um cardápio de atividades artísticas e lúdicas que transformam o museu em espaço de convivência e imaginação. No dia 5, será realizada a oficina “Pintura em aquarela com barbante”, com Lara Carvalho; no dia 12, o público é convidado para um grande jogo “BH Gigante – um tabuleiro humano pela cidade”, com Aile Ziel e Lara Carvalho. No dia 19 de outubro, a atração é “Retratos falados da cidade”, com Aile Ziel, que também ministra a oficina do dia 26 de outubro, “Nosso verde livro – miniatura ilustrada da flora da cidade”.

O MHAB dá sequência ao projeto “Educativo aberto”, que nas tardes de domingo, de 13h30 às 16h30, transforma a Sala de Acolhimento em um espaço interativo de aprendizado, lazer e afeto para toda a comunidade.

A música também ganha espaço na programação! No dia 25 (sábado), às 16h, tem “Choro no Museu”, com Artur Pádua e sexteto. A ideia é proporcionar ao público uma tarde especial de choro nos jardins do museu. O repertório do grupo mistura clássicos e composições contemporâneas, com uma turma que é referência sonora na cena de BH. A classificação é livre.

Encerrando o mês no MHAB, o artista gráfico Gustavo Piqueira e o jornalista João Perdigão encontram o público para uma conversa sobre o tema “Memória Gráfica Urbana: do inventário à invenção”, no dia 30 (quinta-feira), das 8h30 às 12h. Além de exibir e mostrar algumas de suas produções gráficas e experimentais, os convidados irão discutir suas metodologias de pesquisa e de criação, mediados pela curadora da exposição “Beagá Decô e Gráfica”, Fernanda Goulart. A atividade é voltada a pessoas acima de 14 anos e a participação será por ordem de chegada, sujeita à lotação do auditório.

MIS BH

O audiovisual é o foco das atrações no MIS BH. O espaço dá sequência em outubro ao projeto CineMis, com sessão do filme “Hotel Madrid” e bate-papo com o diretor Daniel Veloso. O encontro é uma oportunidade de conhecer mais sobre o processo criativo de um dos cineastas mineiros em destaque na cena cinematográfica. A atividade acontece no dia 22 (quarta-feira), às 19h30, sem necessidade de inscrição.

Em homenagem ao Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, o MIS BH traz a 2ª edição do ciclo de debates “Prosas MIS - Acervo Audiovisual: Memória, Direito e Cidadania”, com exibições de filmes e conversa sobre preservação de acervos. Participam a pesquisadora Júlia Fagioli e os cineastas Helvécio Ratton e Rafael Conde. As sessões acontecem nos dias 28 (terça) e 29 (quarta) e o encontro no dia 30 (quinta-feira), sempre às 19h.

No dia 28 também será exibido “Zé”, de Rafael Conde (120’, 2023 /Classificação 14+); no dia 29, a exibição será de “Em Nome da Razão”, de Helvécio Ratton (24’, 1979 / Classificação 16+); e no dia 30 acontece uma mesa-redonda com os convidados e mediação de Thiago Veloso.

E o público poderá conferir no MIS BH a exposição “Fogo Aberto”, de Marilene Cardoso Ribeiro, prorrogada até o dia 1º de novembro (quarta-feira). A mostra multimídia reflete sobre os incêndios no Brasil, resultado da pesquisa da artista acerca das perdas ambientais e culturais através de fotografias queimadas e digitalizadas. Visitação de quarta a sábado, das 10h às 18h.

MUMO

O Museu da Moda oferece neste sábado (4), das 14h às 18h, a “Oficina de criação de zines”, por Jessica Luiza Cardoso e Pedro Nicola, que propõe um espaço colaborativo e criativo para explorar técnicas acessíveis de colagem, ilustração e escrita, incentivando a expressão pessoal e a autopublicação. Com uma abordagem teórico-prática, a atividade apresenta o conceito dos zines, ensina métodos artesanais de produção, fortalece a autoconfiança dos participantes e estimula a autonomia na criação de publicações independentes. Como temática central, será abordada a moda em suas múltiplas dimensões — estilo, política, identidade, entre outras. A atividade é voltada para pessoas a partir de 15 anos e as inscrições devem ser feitas via formulário (link). 

Nos dias 16 e 23 (quartas-feiras), das 13h30 às 17h30, o MUMO promove a palestra “Aspectos da Preservação e Conservação de Arquivos Fotográficos”, com Pedro Brito, que abordará os fundamentos técnicos da preservação de acervos fotográficos visando a preservação de longo prazo de materiais fotográficos. Realizados ao longo de duas tardes, os encontros abordam questões como identificação de suportes, análise dos fatores ambientais, aplicação de técnicas adequadas de acondicionamento, entre outros.

A ação é voltada para profissionais e estudantes que atuem na área de documentação fotográfica – museólogos, arquivistas, técnicos de arquivo, pesquisadores, fotógrafos, etc. A participação será por ordem de chegada, sendo sujeita à lotação do espaço.

O MUMO oferece ainda ao público a atividade “Oficina de Pintura em Tecido: Aquarela sobre Tecido – Explorando Cores e Superfícies”, que acontece no dia 25 (sábado), das 14h às 18h. Trata-se de um convite para experimentar cores, texturas e composições diretamente sobre a superfície têxtil. Durante o encontro, os participantes irão aprender técnicas básicas de aplicação de tinta em tecidos, explorando pinceladas livres e composições florais ou geométricas.

O foco está na liberdade criativa, permitindo que cada participante desenvolva peças únicas e expressivas, que podem ser usadas como objeto decorativo, acessório ou item de vestuário. O público-alvo é acima de 14 anos e as inscrições podem ser feitas neste formulário (link).