Pular para o conteúdo principal

Pessoas trabalhando no plantio
Divulgação/PBH

Oficina sobre plantio está com inscrições abertas para coletivos ambientais

criado em - atualizado em

Estão abertas as inscrições para participação na oficina de capacitação sobre técnicas de plantio, produção e qualidade de mudas, promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte. A formação é voltada a integrantes de grupos e coletivos dedicados à causa ambiental. A formação é limitada a 40 participantes e ocorrerá em 10 de setembro. 

 

A oficina será conduzida pelo engenheiro florestal da Prefeitura e ex-diretor da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Edinilson dos Santos. De acordo com ele, munir estes voluntários de informações sobre técnicas adequadas de plantio é uma forma eficaz de multiplicar estas vantagens. “Arborização é qualidade de vida, portanto, levar os conceitos técnicos e apresentar procedimentos e métodos de trabalho empregados pela PBH são iniciativas fundamentais para que a sociedade trabalhe junto com o poder público. Quando se fala em arborização urbana, o objetivo de ambos, coletivos e Prefeitura, é o mesmo: ampliar os benefícios gerados pelas árvores à cidade”, afirma.

 

Fazendo jus à denominação “Cidade Jardim”, Belo Horizonte planta milhares de árvores ao longo do ano nas nove regionais do município. De acordo com o balanço do último ano, a Prefeitura plantou um total de 16.301 mudas. O número supera as 15.476 árvores plantadas em 2020, que já era maior que a meta anual, de 15 mil unidades. Em 2022, é esperado que o número de plantios supere novamente a marca anterior.

 

Para o secretário de Meio Ambiente, Mário Werneck, a relação com os coletivos de plantio é uma etapa muito positiva da interlocução entre a Prefeitura e a sociedade, uma vez que eles multiplicam ações de conscientização e preservação do meio ambiente. "Juntos, a sociedade e o poder público estão caminhando no mesmo sentido, e essas pessoas que se preocupam espontaneamente com o meio ambiente, merecem dispor das ferramentas. É sobre isso que trata a capacitação do dia 10 e todas as interlocuções que desenvolvemos junto com eles”, destaca.

 

Oficina de plantio para coletivos

 

Sábado, 10 de Setembro - 09h 

CEA PROPAM - Rua Radialista Ubaldo Ferreira, 20 - Castelo

Limite de público: 40 pessoas

Inscrição

- Haverá emissão de Certificados.

- Para transporte dos inscritos, será disponibilizado o Expresso Ambiental, com saída às 08:15 da SMMA (pela portaria da Rua Curitiba) e retorno às 12h15 para o mesmo local.