Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela PBH
Foto: Arte/PBH

Oficina discute ética, saúde e valores no esporte, nesta quarta, dia 19

criado em - atualizado em

O segundo módulo da oficina on-line “Diálogos sobre Ética, Saúde e Valores no Esporte”, promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, será realizado nesta quarta-feira, dia 19, com videoconferência das 10h às 11h30. As inscrições se encerram nesta terça-feira, dia 18, e podem ser realizadas neste link

 

A aula ministrada por representante da equipe técnica da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) abordará as questões sobre suplementos, substâncias proibidas e abuso. O evento faz parte do acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a ABCD, secretaria nacional vinculada ao Ministério da Cidadania, do governo federal. 

 

A iniciativa se insere na diretriz da campanha #jogolimpo da ABCD, que tem o objetivo de estender a discussão para os servidores e representantes do setor esportivo sobre ética, saúde e valores do esporte, por meio da disseminação da cultura antidopagem. 

 

Maria Fernanda Carraca de Alcântara Frias é a palestrante do segundo módulo. Ela atua na área de Operações de Controle de Dopagem, da Diretoria Técnica da ABCD.  Entre suas atividades destacam-se o planejamento e realização de missões de controle de dopagem, dentro e fora de competição. Formada em nutrição pela Universidade de Brasília (UnB), tembespecialização em Clínica e Terapêutica Nutricional. 

 

Estreia 

 

A oficina estreou no dia 5 com a participação da ex- ginasta olímpica brasileira e secretária da ABCD, Luísa Parente.  O encerramento será na próxima quarta-feira, dia 26, com exposição da temática “Controle da dopagem, resultados adversos e sanções”. 

 

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado Júnior, destaca a importância das informações qualificadas sobre a antidopagem para a formação dos profissionais que atuam em programas e projetos que envolvem atividades físicas.  

 

“O esporte forma o cidadão. É algo que você leva para a vida. A dopagem é uma enganação, uma fraude.  Então, com a informação antidopagem formamos cidadãos, porque não são todos que vão chegar a praticar o esporte no alto nível, mas isso serve para formar o caráter e a personalidade das pessoas”.