Pular para o conteúdo principal

Mais de vinte senhoras, de braços levantados, praticam Liang Gong.
Foto: Thayná

Oficina de Lian Gong promove bem-estar e saúde para moradores de Venda Nova

criado em - atualizado em
Já imaginou poder praticar uma ginástica terapêutica fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa, especialmente desenvolvida para prevenir e tratar dores no corpo? Com a Prefeitura de Belo Horizonte isso é possível. A oficina de Lian Gong em 18 Terapias faz parte das ações de prevenção de doenças e promoção da saúde no Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte e, na região de Venda Nova, a atividade é oferecida em 21 espaços, entre eles, o Centro Cultural Venda Nova.
 

A atividade, realizada às segundas e quintas, de 9h30 às 10h30, é gratuita e aberta ao público de todas as idades. A prática de Lian Gong vem ajudando diversas pessoas, uma vez que melhora a qualidade do sono e o funcionamento dos órgãos, aumenta a disposição geral e contribui para o controle do diabetes, hipertensão arterial e outras doenças crônicas.

 

A aposentada Maria da Conceição Barbosa, 53 anos, começou a participar da oficina em agosto de 2018 e, com tão pouco tempo, já pôde notar uma melhora em sua qualidade de vida. “Aqui eu tenho um tempo só para mim. A oficina é um incentivo para eu cuidar da saúde e melhorar meu condicionamento físico”, disse.

Já Maria Aparecida Rodrigues, 55 anos, teve uma experiência ainda mais satisfatória com o Lian Gong. Ela sofre de labirintite há anos e com a prática frequente da ginástica terapêutica conseguiu notar melhora. “As minhas crises de enxaquecas diminuíram muito. Hoje, já não preciso mais correr para o hospital por conta das fortes dores que sentia”, relatou.

 

A instrutora e auxiliar de enfermagem, Karina Walz Rocha, ministra a oficina de Lian Gong em 18 Terapias há dois anos e, atualmente, sua turma conta com 68 alunos frequentes. Karina destaca o cunho social do Lian Gong realizado no Centro Cultural Venda Nova. “Além da prática da atividade, é um espaço voltado para encontro e descontração das pessoas. Tudo isso de forma gratuita para toda a comunidade”, disse Karina.

 

 

Centro Cultural Venda Nova

O Centro Cultural Venda Nova (rua José Ferreira dos Santos, 184, bairro Jardim dos Comerciários) oferece atividades gratuitas para a população todos os dias da semana. Forró, capoeira, tecelagem, cerâmica, dança, Yoga, ginástica, Liang Gong, alongamento, Aikidô, Origami, biblioteca, brinquedos e brincadeiras são algumas das oficinas oferecidas para o público.  

 

O centro cultural é referência para as escolas de Venda Nova que levam os alunos no Circuito Cultural para sessões de filmes, contação de histórias e oficinas. As atividades no equipamento são realizadas nos três turnos – manhã, tarde e noite –, a fim de atender às demandas do público local.

 

Aos fins de semana, a programação oferece shows, apresentações teatrais, de dança ou contação de histórias. A biblioteca fica aberta de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 13h. A comunidade pode participar de rodas e oficinas de leitura, além de empréstimo dos livros do acervo.

 

 

25/03/2019. Oficina Lian Gong - Centro Cultural Venda Nova. Fotos: Thayná Almeida/PBH