Pular para o conteúdo principal

Cerca de sete mulheres em torno de uma mesa com várias roupas realizam oficina de convivência;
Foto: Políticas Sociais

Oficina de Convivência estimula reflexões acerca do feminino

criado em - atualizado em

Pegar uma blusa em branco e fazer com ela uma outra peça de roupa. Este processo a que os costureiros e artesãos chamam de customização foi o pano de fundo para a oficina com ênfase na convivência que a equipe da Proteção Social Básica da secretaria adjunta de Assistência Social - SMAAS promoveu com as famílias acompanhadas dentro da Regional Centro Sul.

 

Segundo a Analista de Políticas Públicas Lucinéia Amorim, a atividade tem o objetivo de desenvolver junto às famílias um espaço de convivência e diálogo acerca das problemáticas compartilhadas. “Além do estímulo ao convívio e das relações familiares, o local é também um espaço para o acesso às informações sobre os direitos e cidadania destas pessoas”, destacou.

 

A primeira oficina do ciclo aconteceu no mês passado e, com o tema “Transformando Vidas”, refletiu sobre questões acerca do papel da mulher e seus direitos na sociedade. Antes de pegarem na tesoura e na agulha, as mulheres deram relatos de seus passados e de suas rotinas atuais de mulher, de mãe e esposa. “Me casei com dezessete anos. Meu marido era igual ao meu pai, opressor e violento. Vi que não ia dar certo. Saí de casa, fui estudar e buscar um trabalho para me ajudar a cuidar dos filhos. Hoje sei que podemos sempre começar de novo, transformar a realidade e a vida da gente”, contou Maria de Lourdes, que hoje é líder comunitária no Aglomerado Serra.