Pular para o conteúdo principal

Reunião on-line
Foto: PBH/Divulgação

Oficina antidopagem no esporte tem início nesta quarta-feira

criado em - atualizado em

Promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e ministrada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), a oficina on-line “Diálogos sobre Ética, Saúde e Valores no Esporte” começa nesta quarta-feira, dia 5, com videoconferência das 10h às 11h30. 

 

Com programação em três módulos, dias 5, 12 e 19 de maio, a oficina tem inscrição gratuita e será realizada por meio de plataforma digital. As atividades são voltadas a servidores da Prefeitura de Belo Horizonte e a representantes de entidades do setor esportivo. As inscrições se encerram nesta terça-feira, dia 4, e podem ser realizadas neste link

 

A realização da oficina faz parte do acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, e a ABCD, secretaria nacional vinculada ao Ministério da Cidadania do governo federal. 

 

Como parte da campanha #jogolimpo, a iniciativa tem o objetivo de promover aos servidores e representantes do setor esportivo a discussão sobre ética, saúde e valores do esporte, por meio da disseminação da cultura antidopagem. 

 

A campanha #jogolimpo é uma estratégia de atuação da ABCD para o amplo e permanente combate contra a dopagem, que comporta inúmeros programas, projetos e ações no desenvolvimento da antidopagem no Brasil. O objetivo é sensibilizar, conscientizar e dar ampla divulgação a fatos e conteúdo antidopagem de interesse geral. 

 

O secretário municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura Belo Horizonte, Elberto Furtado Júnior, destaca a importância das informações qualificadas sobre a antidopagem para a formação dos profissionais que atuam em programas e projetos que envolvem atividades físicas. 

 

“O esporte forma o cidadão. É algo que você leva para a vida. A dopagem é uma enganação, uma fraude, então com a informação antidopagem formamos cidadãos, porque não são todos que vão chegar a praticar o esporte no alto nível, mas isso serve para formar o caráter e a personalidade das pessoas”. 

 

Programação 

 

O módulo de estreia nesta quarta, dia 5, terá as seguintes temáticas: ética e valores no esporte – introdução e aplicação no cotidiano; dopagem e antidopagem; e os códigos mundial e brasileiro de antidopagem. 

 

O segundo módulo, no dia 12, com inscrições abertas até o dia 10, tratará das questões alusivas à proibição da dopagem, substâncias proibidas e de abuso e suplementos. 

 

O último módulo, no dia 19, terá exposições sobre controle da dopagem, resultados adversos e sanções. As inscrições vão até 17 de maio.