11 December 2024 -
O Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), de gestão da Prefeitura de Belo Horizonte, recebeu pelo segundo ano consecutivo um selo de qualidade da Epimed Solutions e do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP). Esse reconhecimento é concedido às organizações de saúde que atendem aos critérios para a promoção das práticas de segurança clínica do paciente ao realizar a notificação, classificação, investigação e tratativa de incidentes e eventos adversos.
Para ser reconhecido com o selo ‘Segurança do Paciente’ são avaliados alguns indicadores, como: maior precisão no diagnóstico; definição do caso em um tempo menor ou igual a sete dias; e a investigação dos sintomas em um prazo mais curto ou igual a 45 dias. Para garantir o cumprimento desses quesitos e garantir a plena assistência, o HOB conta com o Núcleo de Segurança do Paciente, que atua na prevenção de incidentes que podem causar agravos. Sendo assim, são tratadas as situações que podem resultar no aumento do tempo de internação do paciente ou algum tipo de incapacidade.
A superintendente do hospital, Taciana Malheiros, enfatizou a importância do reconhecimento e empenho da equipe na conquista do selo. “Segurança do paciente significa qualidade assistencial, boas práticas e cuidado. Representa ainda um esforço coletivo envolvendo todas as linhas de cuidado do hospital. Nossa equipe é exemplar nessa construção, fruto de anos de trabalho, zelo e parcerias”, ressaltou.
Já para a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Ana Flávia Braga, o reconhecimento foi um marco importante para o HOB, demonstrando os cuidados da equipe com os pacientes da rede SUS-BH e da instituição. “A atuação do núcleo é um compromisso contínuo, que beneficia pacientes, profissionais e o hospital, com redução de riscos, garantindo um tratamento eficaz”, enfatizou.