Pular para o conteúdo principal

Odilon Behrens garante assistência a pacientes em atendimento domiciliar
Divulgação/PBH

Odilon Behrens garante assistência a pacientes em atendimento domiciliar

criado em - atualizado em

Para evitar a permanência prolongada de pacientes e ampliar a rotatividade de leitos, o Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), de gestão da Prefeitura de Belo Horizonte, realizou, em 2023, mais de 1.100 desospitalizações por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). As equipes são responsáveis por garantir a continuidade da assistência àqueles que ainda precisam de cuidados especializados, mas que podem recebê-los em casa.

Os atendidos pelo SAD são, prioritariamente, pacientes que fazem uso de antibióticos; que estejam em tratamento de lesões, como aquelas decorrentes de cirurgias; ou em cuidados paliativos (oncológicos e não oncológicos). O serviço também é disponibilizado às pessoas que necessitam de ventilação mecânica domiciliar ou oxigenoterapia e que estejam em reabilitação funcional, com o uso de cateteres, sondas e drenos, por exemplo.

Atualmente, o serviço é composto por quatro Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMADs), com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. Além disso, há uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), que possui fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e psicólogo.

A coordenadora da EMAD do núcleo HOB, Camila Zampa, explica a importância do cuidado na própria residência do paciente. “O SAD presta assistência humanizada em domicílio a usuários que demandam cuidados de complexidade intermediária entre o hospital e a Atenção Primária, promovendo a redução da necessidade por atendimento hospitalar e ampliando o acesso ao serviço de saúde”, afirmou.

Para que o paciente seja integrado ao SAD é necessário que ele se encaixe nos pré-requisitos clínicos e sociais, além de ser feito um encaminhamento médico. Também é necessário que haja no domicílio um cuidador responsável por receber as orientações da equipe multiprofissional de referência.

No caso dos pacientes em cuidados paliativos (oncológicos e não oncológicos), o serviço tem como objetivo ampliar o conforto, de forma a garantir a qualidade de vida. O atendimento por meio da EMAD prevê também a capacitação e suporte ao cuidador, o que favorece o acolhimento e adaptação do paciente e familiares a uma nova realidade.

Após a alta do serviço, é realizada a transição de cuidados para a Atenção Primária à Saúde. Com isso, o usuário é encaminhado para o centro de saúde de referência.

Pulsoterapia

Recentemente foi incluído um novo processo aos serviços oferecidos pelo SAD, a pulsoterapia com o medicamento metilprednisolona. Esse procedimento consiste na administração endovenosa de altas doses da medicação, contribuindo para a desospitalização precoce e segura, garantindo o pleno atendimento fora do ambiente hospitalar.

O primeiro paciente a realizar o procedimento foi Wallace Alves Dias e Silva, que aprovou o novo atendimento e ressaltou a importância da terapia domiciliar. "Realizar a pulsoterapia em casa marca um avanço significativo no Odilon Behrens, proporcionando não apenas o conforto do meu lar, mas também uma experiência clínica idêntica à do hospital. Ao ser o pioneiro nesse procedimento domiciliar, eu não só tive a oportunidade de estar com minha família e melhorar meu bem-estar pessoal, mas também contribuí para a otimização dos leitos hospitalares", destacou.