Pular para o conteúdo principal

Odilon Behrens é homenageado por atendimento às gestantes com doenças falciforme
Foto: Divulgação/PBH

Odilon Behrens é homenageado por atendimento às gestantes com doença falciforme

criado em - atualizado em

O Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB) recebeu o Prêmio João Batista em reconhecimento ao trabalho junto às gestantes com doenças falciformes. A premiação, concedida pela Associação de Pessoas com Doenças Falciforme e Talassemia do Estado de Minas Gerais (Dreminas), contempla as entidades, serviços e pessoas que se dedicam a cuidar desses pacientes. Essa não foi a primeira vez que o hospital foi reconhecido, sendo agraciado com o prêmio também em 2017.

O HOB é a referência em Minas Gerais para o atendimento a grávidas com doenças falciformes e atende, em média, de 50 a 60 gestantes com essa condição por ano. Há 15 anos, o hospital ingressou no Projeto Aninha, Organização e Capacitação dos Cuidadores de Gestantes com Doença Falciforme, com o objetivo de capacitar as equipes da maternidade para cuidar dessas pacientes.

Gestantes com doença falciforme precisam de atenção especial durante a gestação, tanto para prevenir complicações durante o pré-natal, quanto para programar o parto, os cuidados no pós-parto e planejamento familiar e o atendimento ao recém-nascido. Por ser uma doença hereditária, os genes podem ser passados de pais para filhos.

O gerente da linha de cuidado de saúde da mulher do HOB, Felipe Melo, recebeu o prêmio em nome da equipe da maternidade e destacou a importância do papel exercido pelo hospital. “Como são pacientes que têm um nível de complexidade muito maior, é importante que você tenha um centro de referência de atendimento para estes casos, que são muitas vezes casos complexos. A expertise adquirida pelo hospital faz dele um dos poucos locais no país que tem esse conhecimento técnico dessa doença. Por causa disso, o Hemominas, que acompanha todas as pacientes gestantes com doenças falciformes do estado de Minas Gerais, as encaminha para serem atendidas no hospital Odilon Behrens, que assume o compromisso do pré-natal, parto e pós-parto”, explica.

O gerente conta ainda que o hospital está participando de um projeto em conjunto com o Hemominas e a Dreminas, destinado ao planejamento reprodutivo dessas mulheres. Por meio dessa parceria, o HOB recebeu 76 dispositivos intrauterinos (DIUs) Mirena para as pacientes de doenças falciformes. “Com essa parceria conseguimos os dispositivos e colocamos o DIU aqui no hospital. Assim, elas conseguem fazer o planejamento reprodutivo. A taxa de mortalidade materna em pacientes portadores de anemia falciforme é muito maior do que a da população geral. Então, evitar uma gravidez não planejada é muito importante”, afirma.