Pular para o conteúdo principal

Obras no córrego do Toucinheiro melhoram qualidade de vida na região Norte
Foto: Divulgação/PBH

Obras no córrego do Toucinheiro melhoram qualidade de vida na região Norte

criado em - atualizado em

Novas obras de urbanização e melhorias estão sendo conduzidas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) na rua Atanásia dos Jardins, na região Norte da capital. 

A primeira obra no local, concluída ano passado, foi uma das 284 intervenções previstas no planejamento de recuperação da cidade em decorrência dos danos causados pelas fortes chuvas do início de 2020. À época, foram executados, no trecho entre as ruas Agilmar Pereira Marinho e Luis Oliveira, bairro Jaqueline, os serviços de implantação de drenagem, descida d'água, guarda-corpo e escadaria para pedestres, num custo total de R$ 91.879,48. 

A segunda intervenção, em andamento, teve início em abril de 2022 e contempla outro trecho da mesma rua Atanásia dos Jardins, em seu prosseguimento no bairro Zilah Spósito, ao lado da recém-inaugurada Praça Ubirajara. Sob a supervisão da Gerência Regional de Manutenção Norte (GermaN), a obra atual refere-se à execução de um muro de tipo gabião com extensão de 28m – considerando ambos os lados – e altura média de 5,5m, para conter os taludes que abrigam o leito do córrego do Toucinheiro. 

Além dessa contenção, serão executadas também a recuperação de passeio, revitalização de área, recuperação e revitalização da ponte sob o córrego existente, recuperação de redes pluviais, estruturação e adequação do leito do córrego, eliminando curvas e protegendo as bases, como também a implantação de uma área de convivência para a população local. A previsão de término é em outubro deste ano e o investimento aproximado é de R$ 156,5 mil.