Pular para o conteúdo principal

Praça sendo revitalizada em BH
Foto: Divulgação PBH

Obras do Orçamento Participativo são retomadas pela PBH

11/07/2019 | 17:44 | atualizado em 12/07/2019 | 08:38

Obras de urbanização, revitalização de praças e canteiro central, drenagem e pavimentação de rua e construção de parque estão beneficiando os moradores de diversos bairros da região do Barreiro. Elas foram escolhidas pela comunidade por meio do Orçamento Participativo e estão sendo executadas pela Prefeitura por meio da gerência regional de manutenção da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

 

A urbanização da rua Osvaldo Ferreira dos Santos foi aprovada no Orçamento Participativo 2011/2012. Antes conhecida no bairro das Indústrias pelas enxurradas fortes, a rua está ganhando novos ares com a obra, que incluiu não só a cobertura asfáltica, mas a implantação de rede subterrânea de drenagem e instalação de bocas de lobo em toda a extensão da via.

 

Moradora do local há 60 anos, Lourdes Augusta de Oliveira observa a obra da sua varanda. “Estou muito feliz em poder ver essa rua com drenagem e asfalto. Quando chovia era um caos. O volume de água muito grande trazia sujeira para as nossas portas. Agora teremos uma rua limpa, estamos muito satisfeitos”, comemora.

 

O Parque Ecológico Olhos D’água, com quadra poliesportiva, academia a céu aberto, espaço de convivência, iluminação e playground é outra importante realização. “Enchemos cinco ônibus para participar da votação e com isso conseguimos conquistar essa obra tão importante para o bairro. Nosso espaço de lazer” declara o morador Damião Reis, então presidente da associação de moradores. “Ver a Prefeitura concluindo esta obra e a reforma dos brinquedos é uma honra. Esse local antes marcado pela trágica morte de uma criança soterrada, agora ganha um novo significado para a comunidade, torna-se um ponto de encontro e alegria para todos os moradores”, relata.

 

 

Praças revitalizadas

A revitalização de diversas praças também está em andamento. No Vale do Jatobá, praças como a L2, Comércio 2 e a Sagrado Coração de Maria foram totalmente revitalizadas. Novos meios-fios, grama, plantas, bancos e pinturas fazem parte das intervenções implementadas. “Agora o pessoal voltou a frequentar”, observa o morador Scheineder da Silva.

 

A Prefeitura está se empenhando para assegurar a execução de todos os empreendimentos do Orçamento Participativo. Em janeiro de 2017, havia cerca de 450 empreendimentos aprovados e paralisados. Com todos os esforços realizados pela Prefeitura, já foram retomados cerca de 300 empreendimentos. Desses, mais de 70 foram concluídos. Os demais estão em fases diversas, como orçamento, projeto e obra, entre outros. 

 

 

11/07/2019. Prefeitura realiza obras do Orçamento Participativo no Barreiro. Fotos: Divulgação/PBH


Últimas Notícias

Equipe de Vôlei sem Limites, acompanhada de dois membros da equipe técnica, em quadra poliesportiva. Equipe de vôlei composta por pessoas com deficiência disputa Campeonato

Campeonato Brasileiro será disputado, em São Paulo, por equipe de vôlei composta por pessoas com deficiência, com apoio da Prefeitura. 

17/09/2019 | 20:22
Jovem pinta favela em módulos quadrados no chão. PBH contribui com formação de jovens de áreas vulneráveis

Educação, arte e cultura fazem parte da formação de jovens moradores de áreas vulneráveis, por meio do Projovem. 

17/09/2019 | 19:05