Pular para o conteúdo principal

Praça sendo revitalizada em BH
Foto: Divulgação PBH

Obras do Orçamento Participativo são retomadas pela PBH

criado em - atualizado em

Obras de urbanização, revitalização de praças e canteiro central, drenagem e pavimentação de rua e construção de parque estão beneficiando os moradores de diversos bairros da região do Barreiro. Elas foram escolhidas pela comunidade por meio do Orçamento Participativo e estão sendo executadas pela Prefeitura por meio da gerência regional de manutenção da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

 

A urbanização da rua Osvaldo Ferreira dos Santos foi aprovada no Orçamento Participativo 2011/2012. Antes conhecida no bairro das Indústrias pelas enxurradas fortes, a rua está ganhando novos ares com a obra, que incluiu não só a cobertura asfáltica, mas a implantação de rede subterrânea de drenagem e instalação de bocas de lobo em toda a extensão da via.

 

Moradora do local há 60 anos, Lourdes Augusta de Oliveira observa a obra da sua varanda. “Estou muito feliz em poder ver essa rua com drenagem e asfalto. Quando chovia era um caos. O volume de água muito grande trazia sujeira para as nossas portas. Agora teremos uma rua limpa, estamos muito satisfeitos”, comemora.

 

O Parque Ecológico Olhos D’água, com quadra poliesportiva, academia a céu aberto, espaço de convivência, iluminação e playground é outra importante realização. “Enchemos cinco ônibus para participar da votação e com isso conseguimos conquistar essa obra tão importante para o bairro. Nosso espaço de lazer” declara o morador Damião Reis, então presidente da associação de moradores. “Ver a Prefeitura concluindo esta obra e a reforma dos brinquedos é uma honra. Esse local antes marcado pela trágica morte de uma criança soterrada, agora ganha um novo significado para a comunidade, torna-se um ponto de encontro e alegria para todos os moradores”, relata.

 

 

Praças revitalizadas

A revitalização de diversas praças também está em andamento. No Vale do Jatobá, praças como a L2, Comércio 2 e a Sagrado Coração de Maria foram totalmente revitalizadas. Novos meios-fios, grama, plantas, bancos e pinturas fazem parte das intervenções implementadas. “Agora o pessoal voltou a frequentar”, observa o morador Scheineder da Silva.

 

A Prefeitura está se empenhando para assegurar a execução de todos os empreendimentos do Orçamento Participativo. Em janeiro de 2017, havia cerca de 450 empreendimentos aprovados e paralisados. Com todos os esforços realizados pela Prefeitura, já foram retomados cerca de 300 empreendimentos. Desses, mais de 70 foram concluídos. Os demais estão em fases diversas, como orçamento, projeto e obra, entre outros. 

 

 

11/07/2019. Prefeitura realiza obras do Orçamento Participativo no Barreiro. Fotos: Divulgação/PBH