17 July 2017 -
Após a inserção das maiores vigas já utilizadas na construção de viadutos da Prefeitura de Belo Horizonte, a obra viária do Complexo da Lagoinha, executada pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), intensifica o ritmo dos trabalhos. Com 54 metros de comprimento, as peças foram as maiores fabricadas pela Usiminas de Ipatinga e fazem parte do quarto lote fabricado para a duplicação do viaduto Leste do Complexo da Lagoinha, que inclui a ligação dos corredores de ônibus das avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos ao hipercentro da cidade.
No momento, estão sendo executadas a armação da laje e a concretagem do tabuleiro, pintura e torque nos parafusos, armação e concretagem das barreiras New Jersey (barreiras de concretos que separam as pistas) e a execução da armação da tampa de galeria. Já foram concluídas as contenções do encabeçamento, o início dos viadutos da Lagoinha com a Avenida Antônio Carlos, a colocação das estacas e blocos de fundação (infraestrutura), os pilares (mesoestrutura) e as vigas travessas (parte da superestrutura). Algumas árvores também foram transplantadas.
Essa nova obra de mobilidade urbana trará como benefício o aumento na velocidade de operação e a melhoria no fluxo de tráfego em ambos os sentidos. Para isso, está sendo construído um novo viaduto de ligação do corredor de ônibus da Avenida Cristiano Machado com o hipercentro e também o alargamento do viaduto no sentido do Complexo da Lagoinha ao Centro. As novas intervenções irão atender basicamente os acessos prioritários para o transporte coletivo ao hipercentro, envolvendo o Viaduto Leste, trechos das ruas Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, com reflexos na operação do sistema MOVE Central, formado pelas avenidas Santos Dumont, Amazonas e Paraná e segmentos da Rua da Bahia.
A Sudecap iniciou os trabalhos em fevereiro de 2015 e a previsão de conclusão é no segundo semestre de 2017. O valor do financiamento é de R$ 61.418.124,87, com recursos do PAC Mobilidade.
Entenda a obra
Os viadutos do Complexo da Lagoinha se dividem em dois, o que irá gerar duas intervenções simultâneas. A Intervenção 1 ocorre no viaduto que começa no apoio ao lado do FCA (Ferrovia Centro Atlântica), próximo à Rua Diamantina, passa sobre o Boulevard Arrudas e desce na Avenida do Contorno, em frente ao Shopping Oiapoque, pouco antes da Rua São Paulo. Esse viaduto terá uma nova alça.
A Intervenção 2 ocorre no viaduto que se inicia na Av. Antônio Carlos, atravessa o Complexo da Lagoinha, passa sobre a linha do metrô, continua paralelamente ao Viaduto Leste já existente e desce até a Rua Rio de Janeiro. Essa intervenção trata-se do alargamento do Viaduto Leste já existente.