Pular para o conteúdo principal

Obras da Sudecap trazem melhorias na infraestrutura viária de Venda Nova
Foto: Rogério França/ PBH

Obras da Sudecap trazem melhorias na infraestrutura viária de Venda Nova

criado em - atualizado em

Graças a obras de recapeamento, sinalização (vertical e horizontal) e implantação de acessibilidade em 17 vias, cerca de 200 mil pessoas já puderam sentir a melhoria no trânsito de veículos e pedestres de Venda Nova. Votado pela população no Orçamento Participativo Digital de 2011, esse empreendimento tem como principal objetivo melhorar as condições de deslocamento de veículos e pessoas, a fim de desenvolver fluxos e relações sócio-econômicas mais seguras e sustentáveis.

 


Até o momento, dos 17,8 km de ruas a serem contempladas e distribuídas em nove bairros de Venda Nova, 9,8 km já estão recapeados e parcialmente sinalizados, inclusive a avenida Padre Pedro Pinto, no trecho entre as ruas dos Menezes e Jair Afonso Inácio, principal ponto comercial da região. Com apoio operacional da BHTrans, todas as frentes de trabalho são sinalizadas com cones, faixas de alerta e placas, minimizando o risco de acidentes aos trabalhadores e população local.

 

“Investimentos em mobilidade urbana promovem a melhoria da qualidade de vida, traz mais segurança e conforto às pessoas, sobretudo as portadoras de deficiência, e valoriza mais ainda o comércio local”, explica Henrique Castilho, superintendente da Sudecap. Em iniciativa inusitada, uma pesquisa de satisfação está sendo realizada com moradores e comerciantes após conclusão dos serviços de recapeamento. 

 


Ainda que alguns transtornos sejam inevitáveis, a percepção de melhoramento por parte dos entrevistados já é visível. Os trabalhos são supervisionados pela Sudecap desde abril de 2022 e a conclusão das obras, incluindo urbanização e paisagismo, está prevista para o primeiro trimestre de 2023. O investimento é de R$ 13,3 milhões, com recursos do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).

 


Bairros contemplados: Céu Azul, Jardim dos Comerciários, Jardim Europa, Jardim Leblon, Letícia, Mantiqueira, Paraúna, Sâo João Batista e Serra Verde. 

 


Ruas contempladas: Josué Martins de Souza, Luci Lélis,  José Benevides da Silveira, Central, Marechal Falconiere, Edgar Torres, Benedito Aniceto de Oliveira, Capitão Sérgio Pires, João Lírio dos Santos, Gonçalves, Padre Pedro Pinto ( entre as ruas dos Menezes e Jair Afonso Inácio), Antônio José dos Santos, São João Batista do Glória, José Félix Martins, João Ferreira da Silva, av. Leontino Francisco Alves e av. Neném Lara Rocha.