Pular para o conteúdo principal

Quatro pessoas andam em calçada ao lado de rua asfaltada, carro transita na rua, durante o dia.
Foto: Rogério França/PBH

Obra na rua Genoveva de Souza, no bairro Sagrada Família, entra na reta final

27/05/2019 | 18:29 | atualizado em 27/05/2019 | 18:34

Com previsão de término para o mês de junho, as obras de contenção de encosta e drenagem da rua Genoveva de Souza, no bairro Sagrada Família, região Leste da capital, estão entrando na última fase de trabalho, com 98% dos trabalhos concluídos pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). Essa é uma intervenção muito importante para quem mora na região ou que precisa transitar pela via e esperada desde 2016, quando a rua precisou ser interditada. Estão sendo investidos aproximadamente R$ 936,76 mil, recursos captados junto ao Ministério das Cidades.

 

Iniciada em julho do ano passado, já foram realizadas todas as etapas de drenagem nas ruas Pitangui, Jaques Luciano e Genoveva de Souza, assim como a recomposição e pavimentação das valas de drenagem. O muro de contenção de concreto também foi concluído, assim como a execução dos drenos, aterro, substituição do meio-fio, passeios, retalhamento, plantio de grama, recomposição do asfalto, guarda-corpo e recapeamento da via.

 

“A Prefeitura priorizou a segurança de quem utiliza a via e mora no local durante a obra, por ser uma via muito próxima ao estádio Independência e de fluxo intenso. Agora, o tráfego já foi normalizado e no próximo mês a gente espera que rotina das pessoas volte ao normal. Essa obra foi prometida pelo prefeito Alexandre Kalil e a Sudecap está realmente cumprindo essa missão”, afirmou o superintendente de Desenvolvimento da Capital, Henrique Castilho.

 

Em março deste ano, a BHTrans liberou o acesso do ônibus da linha 9209 (Sagrada Família/ Gutierrez) na rua Genoveva de Souza. Agora faltam executar serviços de pintura do guarda-corpo e sinalizações. Ruas do entorno, como a Pitangui, Jacques Luciano e Silvério Ferraz, também serão recapeadas antes da conclusão final dos trabalhos.

 

Irmãs e residentes do bairro há dois anos, Hilda Felisberta e Marlene Felisberta comemoram o resultado dos trabalhos.  “A obra ficou ótima, inclusive gostei demais desse guarda muro que evita que as pessoas caiam, e só de saber que o ônibus voltou a passar ali, isso ajudou muitos moradores”, diz Marlene Felisberta, 88 anos.  Sua irmã, Hilda Felisberta, 74 anos, complementa: “Eu agradeço por esse grande empreendimento aqui no nosso bairro, temos liberdade agora de passar com o carro, não vemos mais crianças sujeitas a caírem do barranco”, relata.

 

 

Obras retomadas

Em janeiro de 2017, havia cerca de 450 empreendimentos aprovados e paralisados no Orçamento Participativo. Com todos os esforços realizados pela Prefeitura, já foram retomados 291 empreendimentos. Desses, 73 foram concluídos. Atualmente, 218 estão em andamento em fases diversas (orçamentos, projetos e obras, entre outros). A Prefeitura está se empenhando assegurar a retomada de todos os empreendimentos do Orçamento Participativo de forma a atender às demandas da população.

 

 

27/05/2019. Obra de Contenção de encosta da Rua Genoveva de Souza. Fotos: Rogério França/PBH


Últimas Notícias

Equipe de Vôlei sem Limites, acompanhada de dois membros da equipe técnica, em quadra poliesportiva. Equipe de vôlei composta por pessoas com deficiência disputa Campeonato

Campeonato Brasileiro será disputado, em São Paulo, por equipe de vôlei composta por pessoas com deficiência, com apoio da Prefeitura. 

17/09/2019 | 20:22
Jovem pinta favela em módulos quadrados no chão. PBH contribui com formação de jovens de áreas vulneráveis

Educação, arte e cultura fazem parte da formação de jovens moradores de áreas vulneráveis, por meio do Projovem. 

17/09/2019 | 19:05