Pular para o conteúdo principal

Obra em contenção de encosta da rua Flor de Liz já oferece mais segurança a moradores e veículos
Foto: PBH/ Divulgação

Obra na região Norte oferece mais segurança a moradores e veículos

criado em - atualizado em

As obras de contenção de encosta da rua Flor de Liz, região Norte de Belo Horizonte, estão na metade e já garantem mais estabilidade ao talude que oferecia risco médio de escorregamento de terras e rolamento de rochas.   Localizada entre as ruas Flor de Liz e Flor de Ameixa, no bairro Tupi, a encosta tem aproximadamente 9.800 m², dos quais 5.980m² receberão cobertura em concreto projetado, restando, atualmente, apenas 40% desse serviço para ser concluído.

 

Já foram feitos os serviços de limpeza da vegetação, remoção de entulhos e também de blocos de pedras soltas. Com o objetivo de direcionar a descida d’água, uma escada hidráulica também já apresenta funcionalidade, auxiliando no sistema de drenagem do talude. Supervisionadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), as obras ainda preveem a implantação de um sistema de esgotamento sanitário coletando as moradias e um muro de arrimo ao pé do talude.
 
“Essa obra está sendo executada em uma grande área que apresenta inclinação irregular e extensão significativa, exigindo de nossos engenheiros uma diversidade de técnicas para a contenção dessa encosta. São aproximadamente 104 metros de extensão por 95 metros de altura que exigem, conforme a inclinação maior ou menor do terreno, perfuração e implantação de tirantes assentados em malha ou chumbadores”, explica o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho. O final dos serviços está previsto para o segundo semestre de 2023 e o investimento é de R$ 5,1 milhões, com recursos do próprio Município.

 

A obra faz parte do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico da Prefeitura de Belo Horizonte, lançado em 2022 pelo prefeito Fuad Noman e que prevê um conjunto de mais de 200 obras emergenciais para mitigar os riscos geológicos na capital, beneficiando cerca de 245 mil pessoas. O investimento é de R$118 milhões em até 18 meses. Serão feitas intervenções em pés de encostas, estabilização dos morros, além de esgotamento e drenagem, para evitar que a água não escorra e desestabilize os barrancos.