Pular para o conteúdo principal

Casa na Vila Novo Ouro Preto
Divulgação/PBH

Obra em área de risco leva segurança a moradores da Vila Novo Ouro Preto

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu a obra para acabar com o risco geológico na Vila Novo Ouro Preto, região da Pampulha, permitindo que mais famílias passem pelo período chuvoso com tranquilidade. As intervenções, que fazem parte do Programa Estrutural em Áreas de Risco (Pear), foram realizadas na rua Otaviano Neves, incluindo construção de muro de contenção, tratamento de encosta e implantação de sistema de drenagem. O investimento foi de aproximadamente R $113 mil, com recursos do município.

 

A supervisora de obra e engenheira da Urbel, Maria Edércia Duarte, conta que em novembro de 2021, a partir de uma solicitação de vistoria, a equipe técnica foi ao local e constatou a ocorrência de escorregamento da encosta. Foi verificada a necessidade de remover temporariamente uma família, já que o risco geológico era muito alto, também colocando em perigo outras casas abaixo da encosta. “Após as decisões técnicas, a moradora ficou fora da casa recebendo bolsa moradia até que as intervenções necessárias fossem realizadas. Assim, foi possível retornar em segurança após a conclusão das obras estruturais naquele local”, explicou a engenheira.

 

Com as intervenções já finalizadas, a moradora Cristiane Teixeira e a família puderam retornar ao lar em dezembro, sem medo das chuvas. Ela relata que antes a casa enchia de água e lama e chegou a perder seus móveis. “Agradeço demais essa oportunidade de poder começar uma nova vida. Bens materiais a gente conquista aos pouquinhos, mas o que importa é a segurança dos meus filhos. A obra foi bem-feita e finalmente posso colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquila”, disse.