Pular para o conteúdo principal

Obra de tratamento de encosta da Vila São Francisco das Chagas
Divulgação/ PBH

Obra de tratamento de encosta vai beneficiar moradores em vila de BH

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está realizando mais uma intervenção que faz parte do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico do município. Desta vez, a comunidade beneficiada é a Vila São Francisco das Chagas, na região Noroeste, onde está em andamento a obra do Orçamento Participativo (OP), destinada ao tratamento de encosta na rua Espinosa.

 

O local é considerado área de preservação em função da elevada declividade, possui risco geológico alto e tem histórico de deslizamento do solo, como o ocorrido durante as fortes chuvas de 2020, quando houve remoção preventiva de 20 famílias que ocupavam a encosta.

 

Segundo Nara Júlio, coordenadora Urbanística Ambiental da Diretoria de Projetos e Obras (DPO) da Urbel, as intervenções incluem muros de contenção, retaludamento para melhorar a estabilidade do terreno, revegetação da encosta e implantação de redes de esgoto e drenagem, além de melhorias dos acessos já existentes no entorno.

 

“Trata-se de um lugar muito íngreme, mas com a realização desse empreendimento poderemos evitar novos escorregamentos do solo e trazer uma grande melhoria na qualidade de vida dos moradores, que em breve poderão viver em segurança”, avaliou a coordenadora.

 

Para a execução das obras foram destinados aproximadamente R$ 4 milhões, com recursos originários do Fundo Municipal de Saneamento (FMS), a serem disponibilizados pelo Fundo Municipal de Habitação Popular (FMHP). A previsão é de que o empreendimento seja concluído em janeiro de 2023.